Ibiúna registra baixa adesão pela vacina contra a gripe
A Secretaria de Saúde de Ibiúna imunizou 1.300 pessoas contra a gripe Influenza durante a mobilização nacional conhecida como Dia D. A Ação aconteceu em quinze Unidades Básicas de Saúde do município, no dia 12 de maio, sábado. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar o maior número possível de pessoas dentro do grupo considerado de risco até o final da campanha. Pois, no período de 23/4 a 11/5 foram imunizadas 3.650 pessoas, considerado um número bem abaixo do esperado.
O prefeito João Mello ressaltou a importância do dia ‘D’. “Os grupos de risco devem tomar vacina da gripe todos os anos e o dia D é data escolhida, que as equipes das unidades de saúde se mobilizam para intensificar a campanha, pois a vacinação contra a gripe é a principal forma de evitar a doença”, disse o prefeito, que também é médico.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da Saúde, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar rapidamente um serviço de saúde.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, gratuitamente. A dose da campanha é trivalente e protege contra os vírus H3N2, H1N1 e B.
Grupo Prioritário – A campanha é direcionada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade; grávidas; puérperas (até 45 dias pós-parto); pessoas com 60 anos ou mais; com doenças crônicas (hipertensão, diabetes); profissionais de Saúde e da Educação. A vacinação segue no Centro de Saúde Central, das 8h às 16h.