Saúde

Ibiúna já vacinou mais de 35 mil pessoas contra febre amarela

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, já imunizou 35.547 pessoas contra a febre amarela, o balanço inclui pessoas que foram vacinadas na campanha de intensificação da imunização, que começou em 20 de dezembro até 21 de fevereiro. O município está aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, no período da manhã (a partir das 8h), no Centro de Saúde Central.
“A vacina é segura e é a principal forma de prevenção contra a febre amarela. É fundamental que a população receba a dose para evitar essa doença que tem alta letalidade”, alerta a Vigilância Epidemiológica.
Por determinação do Ministério da Saúde, durante o período de campanha, as doses aplicadas são fracionadas. Os viajantes, crianças de nove meses a dois anos, gestantes e pessoas com condições clínicas especiais recebem doses integrais. Todos que procuram pela vacina passam por uma triagem antes de receber a dose.
O Ministério está seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem toma a vacina padrão da febre amarela no Brasil está imunizado pelo resto da vida. Quem tomar a vacina fracionada estará protegido por oito anos.
A doença – A febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.
Esclarecimento
A Secretaria de Saúde informa que por conta da baixa procura pela dose da vacina, a vacinação está sendo realizada na Sala de Vacina, no Centro de Saúde Central, no período da manhã, de segunda a sexta-feira, com distribuição de senhas. Também segue realizando o monitoramento e bloqueio nos bairros onde houver registro de macacos mortos, e esses bairros recebem a vacinação casa a casa.
Quem encontrar macacos mortos em Ibiúna pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone: (15) 3294-1381, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações pelo telefone: (15) 3241-2601.

Confirmado duas mortes de febre amarela em Ibiúna

Em meados de janeiro, a TV Sorocaba, afiliada do SBT, divulgou a confirmação de duas mortes por febre amarela no município. As vítimas são dois homens, de 54 e 63 anos. Segundo a reportagem, as vítimas contraíram a doença no município, o que aumenta a preocupação em relação a possível disseminação da doença. Segundo o prefeito João Mello (PSD), em entrevista à TV Sorocaba, os casos aconteceram nos bairros da Areia Vermelha e do Rio de Una, e todas as medidas para prevenção na região já foram tomadas.

Comments

comments