Ibiúna celebrou mais uma Festa de São Sebastião
Padre Daniel Victor Cardoso
Do dia 19 a 27 de maio tivemos em nossa cidade a novena de São Sebastião. Todos os dias com a Santa Missa celebrada por padres que já passaram na cidade exercendo o seu ministério e marcando o coração do povo ibiunense. No dia 27, por volta das 10 horas, já se reuniam pessoas no centro de Ibiúna em comitiva, a cavalo ou em caravanas organizadas dos bairros da cidade, e até pessoas de outras cidades, todos para irem ao bairro do Pocinho, na gruta de São Sebastião, no mais famoso sertão, para buscarem a imagem milagrosa de São Sebastião. A saída da imagem se deu com uma missa campal de envio aos peregrinos que tomaram o pátio da capela; uma grande multidão levava de mão em mão a imagem de São Sebastião cumprindo a tradição de 97 anos. A imagem chegou ao perímetro urbano, no horário previsto das 18 horas, tendo a acolhida dos sacerdotes festeiros e autoridades. Uma grande multidão seguiu a imagem agora num belíssimo andor até a Praça da Matriz, onde foi celebrado à Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Dom Frei João Bosco. A festa transcorreu tranquilamente até a terça-feira pela manhã, voltando em peregrinação com a imagem até a Capela de São Sebastião no sertão. Foi um grande momento de testemunhar a comunhão na cidade. Unir a sociedade e a família para celebrar a vida diante da intercessão do glorioso São Sebastião mártir. Para mim, é um orgulho fazer parte desta festa e desta forma parabenizo aos festeiros e comissão de festas que junto aos padres do município se doaram para a realização da 97ª Festa de São Sebastião, rumo ao centenário. Que Deus ilumine a todos os ibiunenses e que a força do Espírito Santo conceda, a cada dia, mais virtudes necessárias para o povo viver a fé com muito amor e paz.
Romeira mais antiga
Dona Terezinha Lima Machado 79 anos disse ao VOZ, que desde os 16 anos até 78 anos (2015) sempre caminhou a pé para buscar e levar o Santo São Sebastião ao sertão. São 39 km de caminhada ao sertão que eu fiz com muita fé, amor, dedicação, orando, pedindo e cantando, para que o nosso Santo protetor ilumine e abençoe todos os ibiunenses, lavradores, comerciantes, romeiros e especialmente a nossa querida Ibiúna.
Espero que esses jovens sigam o meu exemplo e fortaleçam a fé em São Sebastião, com a luz do divino Espírito Santo. Infelizmente devido a minha idade atual 79 anos, não consigo mais caminhar tantos quilômetros. Toda energia e vivacidade que eu tenho é graças a esse glorioso Santo e Deus que me acompanhou durante esses 62 anos até o sertão, finalizou.