Há o que se comemorar no dia 22 de março?
Viviane Oliveira
É nesta data que comemoramos o Dia Mundial da Água. Muitos eventos são realizados em todo o mundo para lembrar a importância deste bem tão precioso.
Mas, o que está acontecendo com este recurso natural que, por muitos anos, foi abundante, de boa qualidade e disponível a todos os habitantes do nosso planeta?
É muito simples entender quando observamos os rios e córregos que estão a nossa volta. Vamos falar, por exemplo, da Represa Itupararanga: um reservatório de mais de 100 anos de existência, que tem um papel importante para a sobrevivência de cidades como Sorocaba, Votorantim e Mairinque, e que está ameaçado pelo lançamento de esgotos sem tratamento nos rios e nas ruas, pelo desmatamento, pela disposição inadequada de lixo e pelos loteamentos clandestinos. Na agricultura, uma atividade econômica tão importante para nossa região, ainda observamos o uso de agrotóxicos de forma inadequada e de técnicas que não contribuem para a conservação do solo agrícola.
Mesmo estando em uma Área de Proteção Ambiental (APA), Itupararanga vem sofrendo com estes problemas, e alguns pesquisadores já afirmam que, se nos próximos 10 anos este quadro não tiver melhora, teremos um reservatório com água imprópria até mesmo para o nosso lazer.
Como podemos ajudar? Denuncie os crimes ambientais e outros problemas (desde um vazamento de esgoto na rua até um grande desmatamento) e acompanhe as decisões que são tomadas pelo poder público sobre como será o desenvolvimento da nossa região e a conservação dos nossos recursos naturais.
Conte com a SOS Itupararanga: [email protected] / (15) 3248-3719.