GCM realiza Patrulha Náutica na represa
Em operação realizada no dia 24 de setembro, a Patrulha Náutica da Guarda Civil Municipal (GCM) fez apreensão de mais três redes de pesca clandestina com mais de 300 metros de cumprimento, armadas em desacordo com a instrução normativa que regulamenta a pesca na região; os pescadores estavam nas margens e, ao avistarem a embarcação, se evadiram do local, os peixes foram soltos de volta para a represa, e as redes apresentadas na Delegacia de Polícia.
Desde 2004, a GCM faz parceria com a ONG SOS Itupararanga para realizar o patrulhamento náutico na Represa de Itupararanga, combatendo a prática de pesca predatória e demais crimes ambientais no reservatório. Em 2017, a corporação recebeu uma nova embarcação doada pala SOS Itupararanga, onde o patrulhamento foi intensificado alcançando resultados expressivos. Já foram apreendidas mais de 150 redes totalizando 5 quilômetros de cumprimento e mais de 50 tarrafas, totalizando aproximadamente 1.000 m². Com isso, 10 pessoas foram presas em flagrante praticando a pesca predatória, uma embarcação com motor apreendida, oito barracos utilizados por caçadores foram desmontados e diversas armadilhas para caçar animais silvestres foram destruídas.
A Patrulha presta apoio aos biólogos da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, que estudam e monitoram a qualidade da água da represa. Em eventos esportivos, a segurança dos participantes é realizada pela Patrulha Náutica da GCM. Atua também na prevenção de furtos nas residências as margens da represa.