PolicialSegurança

Furto de comércio no centro e equipamentos agrícolas são assuntos no CONSEG

Júlia Tanaka

Na última reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), realizada no dia 3, a diretoria Conselho recebeu a população para debater os assuntos relativos a segurança pública, na sede da OAB. Entre os assuntos, uma comerciante compareceu a audiência para lamentar os prejuízos financeiros por conta de um furto ocorrido, no centro da cidade, na madrugada do último dia 1º. Ela disse que os empresários reconhecem que a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal fazem a ronda no centro, porém pedem que sejam mais intensificadas as rondas a pé onde o fluxo de “pessoas desocupados aumentou muito”. Ela citou um roubo de veículo em plena luz do dia.

Furto no campo
Outro assunto também abordado na reunião foi o furto de dois equipamentos agrícolas: uma subsoladora e uma canteiradeira, que pesam cerca de uma tonelada. Os equipamentos estão avaliados em R$ 150 mil. Os ladrões desmontaram e levaram em uma Fiorino branco por volta das 3h da madrugada no último 11 de julho. A agricultora lamentou que até o momento não conseguiu recuperar o prejuízo e o marido não consegue arar a terra, causando sérios transtornos. Ela ainda alertou os agricultores para tomarem muito cuidado porque a onda de furtos de equipamentos agrícolas está se intensificando.
A Polícia está investigando o caso e as autoridades sugeriram que os agricultores fiquem de alerta com os vizinhos próximos sobre alguma suspeita.

Autoridades
O delegado titular Dr. Rafael de Medeiros esclareceu que de janeiro a julho houve 41 furtos diversos, 10 furtos de veículos, quatro roubos diversos e quatro roubos de veículos.
O capitão PM Ricardo Machado informou que em uma megaoperação, realizada no último dia 28, foram capturados cinco procurados pela justiça e descoberto o cultivo de maconha de espécies raras em um sítio, resultando em prejuízo de mais de R$ 1 milhão para o proprietário, além de serem presas duas pessoas no local. A operação se deu em vários bairros, envolvendo 92 policiais, 28 viaturas, do GAECO de Sorocaba e helicóptero Águia.
O comandante da GCM, Antônio Moraes, disse que o município conta com 100 loteamentos irregulares que estão embargados pela prefeitura. Segundo ele, os proprietários dos lotes continuam mexendo em suas construções por falta de fiscalização, além do som alto nessas localidades que perturbam a vizinhança.

Câmeras de monitoramento
O comandante Moraes disse que, atualmente, existem 18 câmeras em operação nas principais ruas e avenidas de entrada da cidade. “Em breve serão instaladas na praça. Elas possuem o sistema detecta que identifica se o veículo é produto de crime”, disse Moraes.
A próxima reunião do Conseg irá acontecer na primeira quinta-feira de setembro, às 10 horas, na sede da OAB. Todos estão convidados para participar e colaborar com a segurança do município.

Comments

comments