Colunistas

Férias podem dar trabalho?

Ana Cristina Piletti

Férias é um período prolongado de descanso concedido anualmente pelas escolas, faculdades, empresas e órgãos públicos aos seus empregados. A ideia é proporcionar um tempo maior de lazer para que as pessoas relaxem o corpo e a mente, longe do estresse do dia-a-dia. Mas será que realmente conseguimos fazer isso?
Podemos mencionar pelo menos três situações que, caso não sejam bem administradas, podem tornar as férias ainda mais estressantes do que a rotina.
A “síndrome do lazer” é a primeira. Segundo o pesquisador holandês Ad Vingerhoets, este termo refere-se “a um suposto estado em que algumas pessoas, particularmente aquelas que trabalham sob pressão, caem doentes assim que tomam um descanso”. Isso acontece quando passamos do limite para finalizar as atividades antes das férias e, no momento de desfrutar o lazer, já estamos tão esgotados que não conseguimos aproveitar (EL PAÍS, 08/01/2018).
Outra situação acontece com as pessoas que têm filhos e precisam encontrar, de maneira incansável, alternativas para entreter as crianças. Com a convivência diária mais intensa, também é comum que os pequenos conflitos familiares aumentem neste período. Além de criatividade e energia para distrair os filhos, é preciso paciência e firmeza para lidar com as manhas, evitar os excessos, enfrentar filas e trânsito e gerenciar opiniões divergentes dentro do lar.
Por último, está o uso desenfreado das redes sociais, a exemplo das trocas de mensagens pelo Whatsapp. Diante da necessidade de exposição constante, nas férias, corre-se o risco de aumentar a dependência digital e, consequentemente, a ansiedade e a dificuldade para descansar. De acordo com a psicóloga do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ana Luiza Mano, “as pessoas substituem e perdem coisas da rotina para ficar usando o app” (EXAME, 19/05/2016), por exemplo, deixam de dormir e de prestar atenção e interagir com as pessoas que estão ao seu redor.
Em síntese, férias também podem dar trabalho, portanto, lembre-se do provérbio iugoslavo “um bom descanso é metade do trabalho” e aproveite!

Comments

comments