Fé, devoção e tradição: Rumo ao centenário
A 99ª Festa de São Sebastião e do Divino Espírito Santo, que teve início no último domingo com a Procissão dos Lavradores, está perto de se tornar uma tradição centenária em Ibiúna. Mais do que uma comemoração religiosa, a Festa tem um elo inseparável com a história da cidade, tanto por seu aspecto espiritual quanto por sua vocação cultural. Certamente, uma das festas católicas mais tradicionais do estado, por isso ocupa lugar no calendário turístico de São Paulo.
Toda a preparação, desde o enfeite do andor, as romarias, os festeiros, a peregrinação dos fiéis, que vem do bairro do Pocinho acompanhando a imagem do Santo do Catolicismo a pé, por um percurso de 30 km, demonstram fé e devoção. Como também, no último domingo, quando milhares, com o forte frio, foram as ruas para participar ou assistir a procissão dos lavradores, em mais uma revelação de que a festa tem suas raízes na cultura do ibiunense, com suas peculiaridades revelada com o desfile de 455 tratores e 93 veículos do campo, que a cada ano apresentam o fortalecimento da atividade econômica agrícola de nosso município.
Ainda que estejamos no meio da comemoração da 99ª Festa, a expectativa para os festejos do próximo ano é algo que permeia a mente e o coração dos devotos. Afinal, 2019 marcará a história com uma data especial para o nosso povo, para a nossa cultura e para a fé católica de nossa gente. Este ano, como todos os outros, temos uma festa muito especial; mas, no próximo ano, o sabor será – se couber algo mais sublime ou intenso no coração dos devotos – ainda superior, com a maior de todas as Festas, a marca de um século.
Num mês de maio, com um país em crise, a Festa de São Sebastião traz consigo um movimento econômico no comércio, uma sensação de esperança, realça a fé e o espírito de devoção, faz um bem a cidade como um tudo. O exemplo do santo contagia nossa população.
Assim, a todos os leitores, fieis e devotos, nosso desejo de que, cada vez mais, a tradição de nossa Festa de São Sebastião possa trazer paz, bênçãos, colheitas fartas, solidariedade, milagres e uma demonstração de quão forte é a nossa cultura, nossa fé e nosso comprometimento. E que em 2019 estejamos preparados e ativos para comemorar a maior de todas, a centésima Festa em homenagem a Sebastião e ao Divino Espírito Santo.
Uma boa leitura, boa festa e até a próxima edição!