Falta apenas uma semana para o 11º Congresso da UEE-SP
O 11º Congresso da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho e, de acordo com os organizadores, irá reunir líderes estudantis, intelectuais, artistas e milhares de estudantes em Ibiúna. Realizado na cidade que se tornou símbolo do movimento estudantil brasileiro, o evento terá a educação como ponto de partida para uma análise sociocultural do País.
O evento promovido pela UEE-SP debaterá temas como o sistema de cotas nas universidades brasileiras, a democratização da comunicação, os avanços e desafios do governo democrático/popular, o fortalecimento do movimento LGBT no Brasil, entre outros assuntos. Também serão realizadas atividades culturais como lançamentos de documentários, livros e shows musicais.
“Nos últimos anos os movimentos estudantis se fortaleceram e contribuíram diretamente para uma maior politização de nossos jovens. Mais organizados e conscientes de seu papel na democratização da educação, os estudantes estão saindo às ruas e lutando por aquilo que acreditam. O Congresso da UEE reflete, principalmente, este momento ímpar dos movimentos estudantis de nosso país”, analisa o presidente da UEE-SP, Alexandre ‘Cherno’ Silva.
Ibiúna 2013
O ato político para a concessão da anistia aos estudantes presos em Ibiúna em 1968 será realizado no próximo dia 15 de junho, durante o 11º Congresso da UEE-SP. Para marcar os 45 anos de um dos maiores atos de opressão da ditadura militar contra estudantes brasileiros, a UEE-SP escolheu a mesma cidade de Ibiúna para realizar o evento.
Junto ao debate de pautas atuais do movimento estudantil, o congresso fará uma série de homenagens aos líderes da geração de 68. Além do ato político para a concessão da anistia, a entidade irá inaugurar na cidade um monumento em homenagem à luta estudantil pela democratização do país, obra do artista Cláudio Tozzi.
“Será um orgulho para a UEE-SP fazer essa homenagem diante de alguns dos líderes da geração de 68. Nomes como Franklin Martins, José Dirceu e José Genoino já confirmaram presença no evento”, revela Alexandre Cherno.