Exoneração de Fábio Bello abre possibilidade para candidatura do ex-prefeito
O ex-prefeito Fábio Bello (MDB), que atuava como secretário de Desenvolvimento Urbano na gestão Paulinho Sasaki (PL), foi exonerado nessa semana. A informação, obtida pelo VOZ, foi confirmada. Braço direito do atual prefeito, Bello tinha destaque na administração, tanto nas questões administrativas, quanto a sua imagem junto as realizações. A exoneração ascendeu no meio político a possibilidade de o ex-prefeito ser candidato na eleição de outubro. Isso porque, para se candidatar a prefeito ou vice, o prazo para desincompatibilização dos secretários municipais é de 4 meses antes do pleito, ou seja, justamente o prazo em que Bello foi exonerado.
Vale lembrar que na eleição de 2016, quando buscava a reeleição, os votos de Fábio Bello não foram compatibilizados por conta de sua inelegibilidade, baseado em condenações por improbidade administrativa – o que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa. Nas eleições de 2020, Fábio era o pré-candidato a prefeito novamente, quando surpreendeu o meio político e anunciou o apoio ao atual prefeito Paulinho Sasaki e indicou o seu irmão, Alexandre Bello, como candidato a vice.
Pela legislação, Bello – que, nos bastidores, diz ter superado os processos que impediam sua candidatura –, só pode concorrer a prefeito ou vice, já que ocupou cargo de secretário até o início desta semana. Uma fonte disse que o pré-candidato da administração é o atual prefeito Paulinho, no entanto, diz desconhecer quais são os planos de Fábio Bello.