Estudantes proamovem “Diálogos Filosóficos” na Câmara Municipal
Alunos e professores da Escola Estadual Professora Laurinda Vieira Pinto realizaram mais um Diálogos Filosóficos, no dia 29 de agosto, na data da fundação da Freguesia de Una – atual Ibiúna, pelo Capitão Salvador Leonardo Rolim de Oliveira. A vice-diretora da escola, Nadia A. F. Nunes, abriu os trabalhos do “Diálogos Filosóficos – A Ibiúna que Queremos”, encontro entre alunos e professores. Entretanto, a condição dos debates ficou a cargo do Professor Benedito Evair Cardoso, conhecido como Bene, que destacou que o projeto pedagógico “Diálogos Filosóficos” procura fazer que os estudantes tenham a iniciativa de questionar o que é melhor para o município, pesquisando, perguntando a sociedade, na busca de soluções e oportunidade de se manifestar. Foram apresentadas pelos alunos encenações artísticas e musicais, perguntas e respostas, faixas e cartazes, mostrando os problemas que atingem nossa sociedade.
Temas como melhorar a saúde e educação, os transportes, segurança pública, representação popular, cultura, turismo, agricultura, esporte e lazer, foram exaustivamente apresentados pelos estudantes. O dia 29 de agosto foi escolhido pelos professores da Escola porque registra a fundação da Freguesia de Uma atual Ibiúna. Segundo a historiador José Gomes (Linense), representando o VOZ, a Freguesia de Una foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, sendo o seu território formado com partes desanexadas das Freguesias de Sorocaba, São Roque, Parnaíba e Cotia, em extensão territorial de 1093Km2, que credencia Ibiúna como o 34º município de extensão territorial entres os 645 municípios do Estado de São Paulo.
O vereador Paulino Dias (PR) foi quem intermediou o contato entre a Escola e a mesa da Câmara Municipal: Prestigiaram o evento, os vereadores Naldo Firmino (PP), Lino Junior (PSB), Gerson Pedroso (PPS), Pedrão da Água (Pros) e as vereadoras Elisangela (PTB) e Rozi da Farmácia (PTB). A Escola Laurinda Vieira Pinto agradeceu os vereadores e o Presidente da Câmara, Abel do Cupim (SD) por cederem o espaço para a realização do “Diálogos Filosóficos 2018 – A Ibiúna que Queremos”.