Escola promove palestra sobre Autismo
Prof.a Eucléia Batista
A Escola Cooperativa de Ibiúna, juntamente com a cooperada Renata Duarte, promoveram no dia 11 de maio, no Auditório Municipal “Rui Barbosa”, a palestra “Superação e Inclusão Escolar – Autismo”, com o intuito de ampliar e fortalecer o conhecimento sobre o tema. O evento foi promovido para pais, professores e estudantes de pedagogia do município. A palestrante, Anita Brito, é escritora do livro “Meu filho era autista – A história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos” (São Paulo, 2012) e de outras obras. Anita trabalha como professora desde 1990 e como consultora e tradutora desde 1995. É palestrante juntamente com seu filho Nicolas – autista de 16 anos. Juntos percorrendo o Brasil, ambos falam de autismo, superação e inclusão escolar. Nicolas Brito Sales nasceu em 1999, na cidade de São Paulo. É estudante regularmente matriculado no Ensino Médio e palestrante. Desde 2011, Nicolas, juntamente com sua mãe, percorre vários lugares para dar palestras sobre como é ser autista e estar inserido na sociedade e na escola regular. Nicolas pretende ganhar a vida trabalhando como fotógrafo, mas considera mudar de atividade de acordo com seus interesses. Em 2014, foi coautor do livro TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível, também de autoria de sua mãe. O autismo (TEA -> Transtorno do Espectro Autista ou ASD -> Autism Spectrum Disorder), em termos rápidos, é um transtorno global do desenvolvimento, que afeta determinadas áreas do indivíduo, tais como: comunicação, sociabilização e coordenação motora. O TEA se manifesta em diferentes escalas, varia de pessoa para pessoa, justificando o termo “espectro”, pois ele representa um conjunto de possibilidades que enquadra o indivíduo na condição de autista.A Escola Cooperativa entende que a inclusão é o compromisso de produzir cultura, de compreender capacidades expressivas que não tinham sido previstas e realizar ações humanistas, de acolher o outro sem preconceitos. Sua filosofia fundamenta-se para que todos os alunos sejam reconhecidos, valorizados e respeitados, cuidando de tudo que é ensinado, bem como da forma como é transmitido; os alunos sejam inseridos em um meio educacional livre de imposições e de tensões sociais, afetivas e intelectuais; seja garantido a todos o direito e a necessidade de participarem como membros legítimos e ativos no interior de sua comunidade. Trabalhar com diferenças é um privilégio para poucos, embora engradeça a todos. Aproveitamos a ocasião, para agradecer a presença de todos os participantes.