Escola de Ibiúna está no Mapa das Inovadoras do Brasil
Em junho de 2018 o Centro de Referência em Educação Integral, com apoio do Instituto C&A e Instituto Alana, lançou o edital público ‘Práticas Pedagógicas para Educação Integral nas Infâncias’, com a proposta de selecionar escolas que implementam práticas de gestão e pedagógicas em consonância com as Dimensões de uma Educação Inovadora e Princípios da Educação Integral nas Infâncias . Escolas públicas e privadas de todo o Brasil puderam inscrever práticas que integram as dimensões gestão, território, ambiente e currículo para a promoção do desenvolvimento integral das crianças.
A Escola Municipal Antonio Coelho Ramalho, no bairro da Figueira, que desde 2016 vem implementando uma proposta pedagógica baseada nos princípios da Educação Integral, participou da seleção e faz parte do novo “Especial Educação Integral nas Infâncias na Prática”, que reúne 50 experiências inovadoras para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. O documento reúne experiências que mostram caminhos possíveis para a transformação da escola brasileira, promovendo uma educação que valorize a diversidade territorial e cultural das crianças até 12 anos. “Então ele traz trabalhos concretos, bem feitos, e que não necessariamente devem ser imitados, mas que mostrem bons jeitos de caminhar”, explica Maria Thereza Marcílio, diretora da Avante – Educação e Mobilização. Ela é uma das especialistas em educação do Grupo Curador que selecionou as 50 escolas brasileiras.
“Este especial mostra o direito das crianças a uma educação que compreenda as infâncias na sua singularidade e diversidade, e retrata as escolas que têm formado integralmente os sujeitos”, diz Levindo Diniz, professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Estar entre as 50 escolas brasileiras selecionadas faz com que finalmente a E. M. Antonio Coelho Ramalho tenha seu projeto pedagógico avaliado por uma seleção de grandes nomes da Educação Brasileira, é mais uma prova que mesmo com tantos obstáculos é possível transformar a escola e levar o nome do nosso município para todo o Brasil”, comemora a diretora Mila Zeiger Pedroso (foto).