Emidio de Souza é eleito presidente do Diretório Estadual do PT de SP com 91% dos votos válidos
Em votação histórica, novo presidente do PT estadual obteve 67.055 dos votos
Emidio de Souza é o novo presidente do Diretório Estadual do PT de São Paulo e terá um mandato de quatro anos. Ex-prefeito de Osasco por duas vezes e um dos fundadores do PT, Emídio foi eleito com 91,7% dos votos válidos. A apuração terminou nesta quarta-feira (13 de novembro) e ele obteve 67.055 votos válidos. O PT realiza a cada quatro anos o PED – Processo de Eleições Diretas. A eleição para presidente dos diretórios nacional, estaduais e municipais ocorreu no último domingo (dia 10 de novembro).
“Nenhum outro partido político faz eleições para seus dirigentes, somente o PT. Estou muito feliz com a votação e os 91,7% de votos simbolizam a união em torno de um projeto para o PT São Paulo. Agradeço a todos que me escolheram presidente”, disse Emidio, logo após o encerramento da apuração.
Além de presidir o PT do Estado de São Paulo, Emidio irá coordenar a campanha de eleição para governador e para presidente em São Paulo. “O PT paulista estará mais forte e unido para reeleger a presidenta Dilma Roussef e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como governador de São Paulo”.
Emidio quer abrir o partido para dialogar com jovens e a sociedade em geral. “Muita gente não conhece o PT de verdade, seu histórico de lutas e conquistas. Quando mostramos as mudanças que os governos do PT promoveram tanto no Brasil quanto nas cidades e estados que governamos, percebem como o partido é importante para o desenvolvimento do país”.
Trajetória
A história de Emidio de Souza se confunde com a própria trajetória do Partido dos Trabalhadores. Há 33 anos, Emidio participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste mesmo ano, ajudou a fundar o diretório municipal de Osasco do PT. Em 1988, disputou o primeiro cargo público, foi eleito vereador e reeleito em 1992 e 1998. Em 2000, foi candidato a prefeito de Osasco pela primeira vez, e mesmo contando com apenas um partido na coligação, obteve 48% dos votos.
Foi eleito prefeito de Osasco em 2004 e reeleito em 2008, no 1º turno. Em 2010, coordenou a campanha de Aloizio Mercadante ao governo paulista. E em 2014, como presidente do PT estadual, coordenará a campanha ao governo do Estado de São Paulo.