Eleição 2020: o futuro de Ibiúna em nossas mãos
Depois de concluir a edição do Fone-Fácil 2020, estamos de volta para fazer a melhor cobertura jornalística da pré-campanha e da campanha das eleições de 2020. Faltam pouco mais de sete meses para a eleição de outubro, que irá escolher prefeito e vereadores de Ibiúna. Até o dia 04 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição, os que pretendem se candidatar deverão escolher um partido político e filiar-se. As convenções que escolherão os candidatos definitivamente acontecem entre 15 de julho a 4 de agosto. A campanha, oficialmente, começa no dia 15 de agosto. Até lá, pouco mais de cinco meses.
Acontece que, mesmo ainda distante na mente do eleitor, a eleição está muito próxima para os políticos. Por isso, eles já estão anunciando a pretensão de concorrer, formando equipes, visitando pessoas, prometendo (muitos já estão prometendo o que não podem cumprir) e já pedindo votos – o que é proibido pela legislação eleitoral.
É tempo de começar a analisar os possíveis candidatos. Sobre o que fizeram, o que deixaram de fazer, a experiência e ouvi-los – embora seja proibido pedir votos, os pretensos já podem anunciar suas ideias, o que acreditam ser necessário para a cidade e, mais do que apresentar os problemas, propor soluções possíveis e viáveis para oferecer melhor atendimento na saúde, na conservação das estradas, na educação, no saneamento básico, na segurança pública, na geração de empregos e nos demais setores que compreendem a administração pública.
Certamente você irá levar alguns segundos nas urnas no próximo 04 de outubro e a decisão que você ali colocar pode influenciar o seu futuro para os próximos quatro anos. Por isso, não deixe de participar. Ouvir os candidatos, apresentar a sua opinião e debater, sempre de forma democrática e respeitosa, para que a escolha da maioria seja uma feliz escolha. Depois, não adianta reclamar se o seu voto custou a participações em um churrasco, ou alguns blocos de construção. Não venda o seu voto. Participe e vote consciente!
Uma boa leitura a todos e até a próxima edição.