Educação promoveu encontro formativo do Ensino Fundamental
Ontem pela manhã (14), a Secretária de Educação reuniu os representantes das escolas municipais de Ibiúna, incluindo diretores, vices diretores e coordenadores, com o objetivo de discutir estratégias para a melhoria do ensino na região, visando implementar estratégias efetivas de alfabetização e melhorar o desempenho dos estudantes na leitura.
A presença da dirigente regional da diretoria de ensino de São Roque, Luciane, também contribuiu para enriquecer o debate e promover uma troca de ideias. Um dos principais assuntos abordados foi o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que tem como foco promover a alfabetização dos estudantes na idade correta, para garantir que eles desenvolvam habilidades de leitura e escrita adequadas desde o início do Ensino Fundamental.
Para alcançar esse objetivo, o PARC realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros. Essas avaliações são feitas por meio de uma parceria entre as redes de ensino, a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Através destas avaliações será possível avaliar o desempenho dos estudantes em leitura no início do Ensino Fundamental.
Os resultados obtidos nessas avaliações permitem identificar o nível de leitura das crianças, possibilitando a implementação de ações específicas para o desenvolvimento das habilidades individuais de cada uma delas.