Educação possui projeto para ‘Núcleo Arco-Íris’ voltar a atender crianças com deficiência
A Lei de Educação passou a exigir a inserção das crianças com deficiência nas escolas, o que foi um grande marco para a socialização das crianças. Porém, apesar da inclusão, muitas dessas crianças também precisam de acompanhamento psicológico e de uma série de terapias para complementar a evolução do aprendizado e o desenvolvimento físico e mental para um melhor futuro.
Pensando nisso, a Prefeitura de Ibiúna, através da Secretaria da Educação, já possui o projeto para fazer com que a Escola Municipal Arco-Íris volte a atender essas crianças. Agora, ao invés de escola, o projeto transforma a unidade em um núcleo de apoio onde as crianças com deficiência do município, além de frequentar a escola no horário letivo, também terão nesse núcleo todo o apoio terapêutico que elas precisam.
Para o prefeito Paulinho Sasaki (PTB), conseguir atender essa demanda através do novo Núcleo Arco-íris trará uma série de benefícios para as centenas de famílias do município que precisam de assistência. Uma vez que apenas na rede de ensino municipal são cerca de 200 crianças com deficiência, sendo metade com autismo. Mas ainda existem as crianças e jovens da rede estadual e aquelas que ainda não receberam o diagnóstico.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fabio Bello, também é uma das pessoas envolvidas diretamente no projeto. A Escola Arco-íris para ele é um sonho que voltará a funcionar na gestão do prefeito Paulinho. “Sempre entendi o projeto Arco-Íris como algo essencial para a nossa população. Ibiúna existe uma carência muito grande nesse suporte, e por alguns anos esse projeto foi abandonado. Existe uma quantidade muito grande de pessoas que querem ajudar e apoiar essa causa, e logo vamos fazer com que o Arco-íris volte a funcionar da forma como foi concebido”, destacou.