Educação inicia coleta de dados digitalizados
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibiúna, Secretaria de Educação implementou nas 32 escolas de Ensino Fundamental I, a Ferramenta de Gestão digitalizada. O documento (feito em planilhas sobrepostas em Excel) tem como objetivo coletar dados de cada uma das unidades escolares e fornecer à equipe central da Secretaria um painel de indicadores para acompanhamento sistemático mensal.
A Ferramenta de Gestão apresenta de forma ampla as médias bimestrais de cada classe e aluno, as ausências mensais dos discentes e dos docentes, o número de pais representados nas reuniões e a presença dos professores nas formações continuadas oferecidas pela Secretaria de Educação.
O método proporcionará aos diretores municipais um “retrato” da sua unidade de ensino para que toda a comunidade escolar possa, gradualmente, observar desvios pedagógicos e realizar ações corretivas a cada mês. Posteriormente, essa ferramenta será analisada pela c Secretaria de Educação que, por sua vez, criará um painel geral de todas as escolas envolvidas no processo. O último passo é a apresentação dos dados ao secretário municipal de Educação que verificará às boas práticas existentes na rede de ensino.
Segundo a diretora da Divisão de Ensino Fundamental, Sandra Luz Camargo, “a ferramenta vai nos ajudar no acompanhamento mensal dos dados de cada escola, independente de visitas, pois ela funciona tanto off-line quanto online”, explicou Sandra.
A Ferramenta de Gestão 2019 foi criada especialmente para o município de Ibiúna e nesse primeiro momento de implementação terá o apoio e o acompanhamento da Associação Parceiros da Educação, que está desenvolvendo projetos no munícipio desde 2008.
A meta é que a coleta de dados na Ferramenta e a análise sistemática das escolas tornem-se uma prática constante e sirvam diretamente para a melhoria do aprendizado dos quase 6 mil alunos existentes no Ensino Fundamental da Rede Municipal.