Turismo

Diálogos Filosóficos IV – O jovem e o presente de Ibiúna

A Escola Estadual “de Efervescência Cultural Democrática” – Professora Laurinda Vieira Pinto, neste mês de Agosto de 2013, promoveu excursões pedagógicas em diferentes pontos do município. Continuando sua seqüência de participações nos diferentes eventos culturais que marcaram  nossa cidade, como o 11º Congresso d a UEE e a Semana Sócio-ambiental, seus alunos  agora estão visitando estratégicos pontos turísticos de Ibiúna, formulando relatórios sócio-ambientais e problematizando questões para serem dialogadas junto ao poder público. É a promoção de um conjunto de esforços do corpo docente em um projeto multi-disciplinar que culmina com os Diálogos Filosóficos IV.

Um momento de encontro da juventude com a práxis cidadã. Estudando, conhecendo, refletindo e interagindo com seu meio, o jovem não é o futuro do mundo, o jovem já está no presente, construindo o futuro.  Em aulas extra-classe nas grutas de São Sebastião, acompanhados pelo Sr. Linense, foram discutidas a importância do patrimônio cultural conjuntamente ao patrimônio natural e a valorização de ambas para o desenvolvimento de Ibiúna, entre tantos outros ensinamentos e vivências. Em visitação à nascente do Rio Sorocaba na “planície fluvial” em nossa marginal, iniciaram debates sobre as questões de mineração no município e continuando a visita chegaram até a represa Itupararanga, onde “inauguraram” o parque que a prefeitura vem construindo na região da cachoeira – praia do escritório. Entre banhos na represa estiveram presentes o Diretor de Meio-ambiente Fernando Salles e o Vice-prefeito Adal Marcicano, que reafirmaram a importância do ibiunense apoderar-se do patrimônio público. Ali também refletiu-se sobre o acesso futuro do ibiunense ao seu próprio bem: a represa. Será que a portaria que ali está, um dia não vedará a população? Também “pré-inauguraram” um roteiro de visitação do Parque Estadual do Jurupará, tesouro ecológico ainda desconhecido do ibiunense, onde acompanhados pela equipe e o gestor do Parque, Rinaldo L. Campanhã, os alunos puderam compreender a dimensão da importância de Ibiúna na preservação de ecossistemas e como fornecedora de água para toda a região.

Escola promotora de cidadania, escola progressista como diria o querido professor Paulo Freire, onde o progresso da consciência é acompanhado pelo progresso do apoderamento das pessoas sobre si mesmas pela conquista daquilo que já é seu pelo direito de nascença: sua realidade, seu meio, sua terra, sua cidade. Seu espaço de viver e aproveitar a vida.

 

Comments

comments