Curtas da Política
Tribunal interdita ESF da Vargem do Salto
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou, no último dia 20, uma fiscalização surpresa em 273 hospitais e unidades de saúde gerenciadas por Organizações Sociais de Saúde (OSS), em 120 cidades diferentes. Em Ibiúna, segundo o TCE, a ESF (Estratégia Saúde da Família) Vargem do Salto foi parcialmente interditada por problemas de infiltração. A fiscalização também esteve no hospital municipal. Ao SBT de Sorocaba, a Prefeitura de Ibiúna disse que, até o momento, não houve nenhuma interdição da ESF Vargem do Salto, apenas uma vistoria de rotina e que estão se mobilizando para resolver diversos problemas, inclusive a o local citado e que a reforma já foi licitada e deverá iniciar nos próximos dias.
Recorde petista
Embora o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha obtido a maior porcentagem dos votos em Ibiúna, a votação do candidato Lula foi a maior da história do PT na cidade. O ex-presidente obteve 13.710 votos, equivalente a 30,75% dos votos válidos no município no primeiro turno. A título de comparação: em 2018, Fernando Haddad recebeu 3.630 votos no primeiro turno, equivalente a 9,16%. Em 2014, Dilma Roussef obteve 7.878, equivalente a 19,36%. Em 2010, Dilma conquistou 9.364 votos no primeiro turno em Ibiúna, o que representa 23,63% dos válidos.
Em 2002, quando venceu a eleição pela primeira vez, Lula conquistou 6.905 votos em Ibiúna (23,55% dos válidos); na reeleição, foram 5.784 votos.
Sasaki anuncia apoio a Tarcísio e Bolsonaro
O prefeito Paulinho Sasaki (PTB), que declarou apoio ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno, decidiu recomendar os votos no candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) para governador e Jair Bolsonaro (PL) para presidente no segundo turno.
Vereadores com equipe da educação – No último dia 20, a Câmara Municipal realizou uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal da Educação e dos conselhos ligados a pasta (Tutelar, Merenda e Fundeb). O objetivo do encontro foi discutir temas como piso salarial, transporte, vagas de creches, orçamento e outros relacionados a educação. O presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Câmara é o vereador Aladin (sem partido).