Curtas da Política – Ed. 395
Dr. Rodrigo anuncia novo vice
O candidato a prefeito do Democratas, Dr. Rodrigo Lima, anunciou na última terça-feira (13) seu novo candidato a vice-prefeito. Depois da desistência inesperada do ex-presidente da Cetril, Manoel da Silva Pinto, o Neco (PTC), que era o vice do candidato, Rodrigo teve de escolher um novo parceiro na disputa. Até então candidato a vereador pelo Democratas, Sebastião Alves Filho, conhecido como ‘Tiãozinho Barbina’, assumiu o posto de candidato a vice-prefeito.
Julgamento de Contas
A Câmara Municipal deve analisar na próxima terça-feira, dia 20, as contas da Prefeitura de Ibiúna do ano de 2016, época em que o governante era o ex-prefeito Fábio Bello (MDB). O parecer do Tribunal de Contas (TCE/SP) é para a rejeição das contas, por déficit orçamentário e aumento de despesas no último ano do mandato, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O relator na Câmara Municipal, é o vereador Ismael Pereira (PSD) que emitiu seu parecer por acompanhar o relatório do Tribunal. Para reverter o parecer do TCE, o ex-prefeito Fábio Bello precisa de 10 votos. Vale lembrar que a decisão do Legislativo pode gerar novos problemas de elegibilidade ao ex-prefeito.
De 2017 também chegou
As contas da Prefeitura de Ibiúna relativas ao ano de 2017 também chegou no Legislativo. Já com o atual prefeito João Mello (PSD), as movimentações também teve parecer desfavorável do Tribunal de Contas. O presidente da Câmara, vereador Paulinho Dias (PSL) fez a leitura da manifestação do TCE/SP na última terça-feira. As contas de Mello, no entanto, devem ser julgadas após as eleições. Para reverter o parecer do TCE, o prefeito precisa de 10 votos contrários – para ele a situação é mais favorável, já que nove dos atuais vereadores fazem parte de partidos aliados ao prefeito: Pedrão da Água, Abel do Cupim, Devanil da Ressaca, Ismael Pereira, Claudinho Coragem e Gersinho do Gabriel estão no PSD; ainda os vereadores Elisangela Soares e Naldo Firmino são do Progressistas (PP); por fim, Jair Marmelo está no PCdoB. Todos estes apoiam a candidatura à reeleição de João Mello.
Gostou
O candidato Mário Pires (PRTB) gostou dessa coluna ter publicado que outros candidatos, como Cida Ribas (PSDB) e Renan Godinho (Podemos), embora sejam divulgados como o novo, já ocuparam cargos de comissão em gestões passadas. Mário, embora não tenha ocupado cargo de comissão, atua há um bom tempo nos bastidores políticos. Por indicação dele, a esposa do candidato foi assessora dos vereadores Claudinho do Rosarial e Aline do Rosarial, de 2009 a 2016.