Educação

Crianças recebem projeto ‘Horta nas Escolas’

Crianças recebem projeto ‘Horta nas Escolas’Uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Educação estão desenvolvendo um projeto que tem como objetivo levar para algumas unidades municipais de ensino a importância do trabalho agrícola e a alimentação saudável, trata-se do projeto ‘Horta nas Escolas’. A primeira escola a receber a iniciativa foi a E.M Maria Aparecida Gabriel Cardoso, no bairro do Tavares, que atende 153 pessoas, entre alunos e funcionários.
O projeto visa valorizar todos os ibiunenses remanescentes da zona rural, ensinando desde cedo a importância do trabalhador agrícola, além de incentivar a alimentação saudável com o consumo de hortaliças entre as crianças, além de ensinar a importância do trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade e a paciência dos alunos, que precisam cuidar e esperar para que as plantas cheguem no ponto de colheita.
A forma de horta escolhida pela unidade foi a convencional, com canteiros feitos no chão onde os próprios alunos realizarão o transplante das mudas, além de atividades recreativas sobre o ciclo de crescimento das hortaliças.
Além do modelo convencional, a Secretaria da Agricultura também oferece projetos de horta vertical e horta com materiais recicláveis (pneu e garrafa pet), que vão depender do espaço físico da unidade. Também são utilizadas olerícolas da época, mudas de temperos e chás. Com o andamento dos projetos, a meta é ampliar as culturas utilizadas, como legumes e até mesmo flores.
De acordo com os técnicos responsáveis, a ideia é que todas as crianças se envolvam no ciclo e nos cuidados da horta, e que seja abordado na escola assuntos como produção saudável, sustentabilidade e compostagem.
Quando as mudas atingirem o ponto de colheita, os alunos vão acompanhar o corte das hortaliças, que serão usadas na alimentação escolar e consumidas por eles.
Para o secretário da Agricultura, Benedito Vieira de Camargo, a maior riqueza de Ibiúna é a enorme fertilidade de sua terra, abundância de produtividade e seu povo trabalhador. “Somos um dos maiores fornecedores de hortaliças do Estado de São Paulo, um lugar de destaque e orgulho para todos os trabalhadores rurais do municí-pio. Em tempos em que tanto se fala em sustentabilidade e alimenta-ção saudável, valorizar o produtor rural é essencial, afinal de contas, tudo vem do campo”, destacou.
A secretária de Educação, Rosa Claudia Bello de Oliveira Silva, também enfatizou que essa valorização deve ser ensinada cada vez mais cedo, uma vez que é na escola onde são edificados muitos dos valores das crianças. Também é nessa fase que acontece a introdução alimentar de frutas, legumes e hortaliças, por meio da alimentação escolar, e com isso são criados seus hábitos alimentares.
As escolas que tiverem interesse em participar da ação podem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura (tel.: (15) 3241-2410; e-mail [email protected]).

Comments

comments