Crianças com dificuldade ao falar – tratamento evita sequelas
Dificuldade de fala na infância, como troca de letras ou fonemas ou fala ininteligível, podem ser sinais de alerta de que algo não está bem.
Sabidamente as crianças possuem um ritmo próprio e único de desenvolvimento. Algumas começam a andar, sentar ou falar antes ou depois que seus irmãos, primos ou colegas com a mesma idade. Entretanto o discernimento entre “normal para idade” e “possível doença” é importantíssimo. Quanto antes intervimos em qualquer patologia na infância, mas rápido e fácil será sua recuperação.
A dificuldade para ouvir e as alterações de articulação na fala são as alterações mais comuns encontradas na infância, que interferem na comunicação. Entretanto patologias centrais não devem deixar de serem investigadas.
Crianças que não ouvem bem, consequentemente não falam bem! Essa dificuldade de ouvir pode decorrer de condições desde as mais simples como até as mais complexas. Cerume na orelha, otite média secretora e perdas auditivas neurossensoriais ou mistas congênitas ou adquiridas podem ser encontradas.
O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para o desenvolvimento adequado e a minimização de possíveis sequelas no futuro.
Procure seu otorrino e tire suas dúvidas.
Dra. Emily Bulhões é médica otorrinolaringologista.
www.draemillyotorrino.com.br