Corpus Christi – A Festa da Participação
No feriado de Corpus Christi (19/6) católicos fiéis do mundo todo celebrou o “Corpo de Cristo”. Mas, o que exatamente significa isso e por que esse feriado não é comemorado sempre no mesmo dia, em todos os anos?
A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.
Em Ibiúna, mais uma vez a comunidade católica realizou a Festa de Corpus Christi. Tal evento já se tornou tradição em nossa cidade, atraindo inclusive a atenção dos turistas que passaram o feriado.
Como de costume, foram fundamentais as participações das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Desde o início da manhã, diretores, professores e alunos se uniram no objetivo de enfeitas algumas das ruas da cidade. Utilizando pó de serra colorido, cal, pó de café, tampinhas encapadas, flores e muita criatividade em desenhos, alguns já pré-elaborados, os participantes deram uma aula de arte.
Por volta das 14 horas o tapete já estava pronto, e grande número de pessoas foi percorrendo o trajeto, observando e fotografando os desenhos elaborados.
Ao final da missa de Corpus Christi, o Pe. Antonio Machado agradeceu a todos que trabalharam na execução do tapete, incluindo as escolas, a Banda Lyra Unense, a Guarda Civil Municipal e todos que participaram da Festa de Corpus Christi.