Conseg realizou audiência no Colinas
Júlia Tanaka
No último 1º de agosto, a reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) aconteceu no Condomínio Colinas de Ibiúna, com a presença de administradores de diversos condomínios do município e autoridades locais. O presidente do Conseg, Marcelo Zambardino, destacou a importância de descentralizar as reuniões do conselho para contar com maior participação da população no debate sobre a segurança pública no município.
O Delegado José Madureira falou sobre algumas queixas que recebe dos condomínios, principalmente sobre menores dirigindo veículos após ingerir bebidas alcoólicas. O delegado orientou que os condomínios deverão proibir tais práticas. Ele ainda destacou os indicadores de criminalidade do último trimestre, que caiu em Ibiúna – por issso, o Governo do Estado premiou policiais que atuam no município por conta dos indicadores. Madureira ressaltou que os crimes de violência doméstica, contra mulheres e crianças, são os mais difíceis para a atuação policial, por acontecer dentro das casas das vítimas. O Tenente Feitosa, da Polícia Militar, ressaltou que os índices de criminalidade de Ibiúna estão abaixo da média. Entre os nove municípios que pertencem ao 40º Batalhão, a cidade está em 1º lugar em relação a diminuição dos índices. O PM ainda citou a importância do Programa Vizinhança Solidária, que promove uma interação entre os vizinhos afim de coibir práticas de violência. Para finalizar, o Tenente lembrou de outro programa: o Detecta: câmeras inteligentes que conseguem detectar irregularidades em veículos. Em Araçariguama, segundo o Delegado Madureira, o monitoramento por câmeras resultou em prisões por tráfico e roubos.
O Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Godinho, enalteceu as interações entre as companhias de segurança para reduzir o índice de criminalidade. O comandante também ressaltou o trabalho realizado pela GCM com a patrulha náutica, que tem ajudado a combater a pesca predatória e outros delitos nas águas de Itupararanga.
O presidente da Associação Comercial, Levi Cardoso, disse que a entidade estuda uma parceria privada para instalar o Detecta no município, visando facilitar o trabalho das policias, com a possível expansão do município com a duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao.
O Conselheiro Tutelar Ricardo Pagrion Filho alertou sobre a ilegalidade de menores conduzir motocicletas em condomínios. Pagrion lembrou que o Conselho Tutelar não realiza investigação, apenas autuação, e que cabe os agentes policiais fazer as investigações.
Participaram da reunião representantes dos condomínios Colinas, Greenfield, Terriaca, Granja Olga, Residencial Chácaras Raposo Tavares, além de representantes das escolas estaduais Bairro Verava e Maria Angerami Scalamandré.