Conseg: medidas para reduzir ondas de furtos e roubos
Na última reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), realizada em 1° de junho, as autoridades debateram sobre ondas de furtos e assaltos que estão acontecendo no centro da cidade. Segundo os participantes, diversos comerciantes e pedestres não registram Boletim de Ocorrência (BO), o que dificulta o controle e as estatísticas das autoridades de segurança sobre os crimes cometidos nas ruas centrais, avenidas, imediações da rodoviária, feira noturna, entre outras.
“Os bandidos roubam celulares, comercializam entorpecentes, furtaram pizzaria e lanchonete localizada na praça”, pontuou o presidente do Conselho, Marcelo Zambardino. “A situação é de extrema gravidade; os policiais militares e guardas municipais terão que agir urgentemente, a fim de proporcionar mais segurança para a população”, alertou.
Outros assuntos que os participantes do Conseg debateram foi a falta de iluminação e os buracos em diversas ruas centrais, por falta de conservação da prefeitura, o que favorece a ação dos bandidos.
Medidas para mulheres
Na reunião, foi informado que a Guarda Civil Municipal (GCM) irá oferecer um aplicativo (botão do pânico) que deverá ser acionado diretamente aos comandos de segurança pelas mulheres que são violentadas, segundo o subcomandante Marcelo Godinho.
Outra informação é a de que a delegacia está montando uma sala especial para atender somente mulheres que sofrem de violência doméstica. Elas serão atendidas por uma delegada e uma escrivã mulher, segundo o investigador Reginaldo Pires.
O tenente PM aposentado, Adilson Ribeiro, participou da reunião e informou que não é a falta de dinheiro da prefeitura que deixa as ruas escuras. Segundo ele, a Cetril fez uma parceria de R$ 965 mil para iluminar a área rural.
O professor Roque Cordeiro Soares, da Escola Euclides Maria Borba, no bairro Votorantim, agradeceu a GCM por garantir a tranquilidade no entorno da unidade escolar, após denúncias de que haviam suspeitos ao redor.
A próxima reunião do CONSEG será realizada no dia 06 de julho (sempre na primeira quinta-feira na OAB, a partir das 10h). R. Sérgio Alves Leite, 70 – Residencial São Lucas (próx. a Marginal).