Colunistas

Consciência Negra: ela existe ou é apenas uma data?


Professor Zacarias Sampaio

Um dos grandes males que assola as sociedades é o “faz de conta que sim”, utilizado por muitos sem levar em consideração as consequências arrasadoras que isso provoca. Infelizmente, falta consciência, e não somente em relação às questões raciais, mas da garantia dos direitos básicos, que possui qualquer cidadão de bem, independente de gênero. São direitos garantidos pela Constituição, que não são respeitados, como podemos constatar ao ver pessoas morrendo por falta de atendimento médico adequado, crianças perdendo a vida vítimas de abandono ou de bala perdida, governantes se corrompendo, jovens sendo aliciados para o crime, pedófilos e traficantes destruindo famílias, a mídia invertendo seu papel, profissionais sendo desrespeitados no exercício de suas funções, etc. Esses são alguns exemplos da falta de consciência, comum em nosso cotidiano.
Caro leitor, precisamos refletir, pois a falta de consciência gera problemas que afetarão futuras gerações. Consciência negra ou qualquer outro tema não pode ser apenas mais uma data, e sim uma prática contínua, para que nossas ações sejam mais racionais.
Portanto, esse é o momento de todos os cidadãos brasileiros, independente de cor de pele, credo, ideologia ou partido político, passarem a agir racionalmente para que seus direitos e o de seus descendentes sejam garantidos e não negados, de forma a corroborar para com a extinção de valores fundamentais para a boa convivência entre povos e nações de todo o Planeta. Somente assim, diminuiremos a desigualdade social, o preconceito e a falta de consideração a tudo aquilo que é do outro. Com isso, os resultados trarão mais benefícios e menos destruição à humanidade.

Comments

comments