Como o ESG pode melhorar a reputação da sua empresa?
ESG é umas das siglas mais procuradas pelas organizações na atualidade, inclusive, no ano de 2021, a Associação brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) criou um Comitê de Comunicação e Estratégia em ESG.
Environmental, Social and Governance (ESG) corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Ao integrar as práticas ESG em sua estratégia de negócio, a empresa precisa ser mais transparente com acionistas, clientes, comunidade e outros públicos interessados em suas atividades.
É nesse sentido que se insere as Relações Públicas, uma atividade profissional que utiliza estratégias de comunicação e de relacionamento com diferentes públicos para construir uma reputação positiva. O profissional dessa área pode ajudar a organização a ser mais transparente comunicando-se com mais efetividade com seus públicos. Tais esforços tendem a atrair novos clientes, manter funcionários mais satisfeitos, acionistas e comunidade mais confiantes, entre outros. Em longo prazo, relacionamentos positivos impactam na reputação da organização (GRUNIG, 2011).
No ranking Merco de 2021, observou-se que empresas com melhores as práticas ESG também configuraram com melhor reputação. Ou seja, a empresa é bem-vista pela sociedade quando atua com responsabilidade social e ambiental, sendo ética e mantendo uma política de diálogo com seus diferentes públicos.
Empresas que desejam ser reconhecidas pela excelência em ESG podem guiar suas práticas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS que consistem em um conjunto de 17 objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançados até 2030.
Dados da Ernst Young (2017) indicam que os critérios ESG devem buscar alinhamento aos ODS, “É importante que as empresas reavaliem o quão bem as práticas existentes estão alinhadas com as questões e metas de cada empresa”.
Conclui-se que práticas de ESG aliadas a Relações Públicas podem contribuir com a reputação da organização. Afinal, quando uma empresa assume o compromisso de transformar o mundo em um lugar mais justo, sustentável e próspero para todos, oferecendo produtos e serviços de qualidade e comunicando de forma clara e ágil o que faz para sociedade, para o meio ambiente e para a economia, certamente, vai colher os resultados financeiros e a credibilidade de uma boa reputação.
Anna Laura Biasoto de Mattos Foltran – estudante do curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba (Uniso)
Ana Cristina Piletti – docente do curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba (Uniso)