Colunistas

Como acabar com males e malas do país?

Claudino Piletti

Outrora, o botânico e naturalista francês Saint-Hilaire (1779-1853), que viajou Brasil afora, proclamou: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. E, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter criado por Mário de Andrade, costumava repetir: “Muita saúva e pouca saúde, os males do país são”.
Hoje, ao invés da saúva, o que acaba com o Brasil são os ‘malas’, ou políticos corruptos. E se, outrora, a saúde era pouca, em nossos dias é pouquíssima. O mesmo ocorre com educação, segurança, transporte etc. Mas, esses males e os próprios malas, são efeitos e não causas. Considero como principal causa desses efeitos que nos afligem, a ignorância, sobretudo a ignorância política que é grande em nosso país.
Muito se fala, por exemplo, de ser de esquerda ou de direita. Ora, o que o povo em geral entende por de ser de esquerda ou de direita? A propósito, lembro de uma história que ocorreu em tempos passados numa pequena cidade do interior do país. Foi-me contada, em meu tempo de estudante, por um colega cujo pai era militar. Contou-me que o pai dele passou um período servindo o exército na tal cidade. Entre outras tarefas, cabia-lhe ensinar os recrutas a marchar. A maioria deles, no entanto, era tão ignorante que não sabia distinguir o pé esquerdo do direito. E, o pior, é que nem conseguiam aprender.
Então, para resolver o problema, o pai do meu colega recorreu à criatividade. Como na região se produzia milho e, assim, havia muita palha, pediu que cada recruta amarrasse uma palha no pé esquerdo. Assim, ao invés de comandar a marcha ordenando “esquerdo, direito!”, passou a comandá-la ordenando “pé com palha, pé sem palha!”.
Em termos de conhecimentos políticos, parece que nosso povo está ainda no nível do “pé com palha, pé sem palha”, pois a maioria não lê. Segundo pesquisas, 95% dos brasileiros não costumam ler jornal e quase 80% nunca leram um livro na vida. Por isso, geralmente, votam nos espertos malas.
Para acabar com essa ignorância, só há um caminho: a educação. É claro que isso não interessa aos malas, pois, contam com a ignorância para se eleger. Não sei até quando nossa população continuará marchando sob o comando do “pé com palha, pé sem palha”. Segundo o Banco Mundial os alunos brasileiros levarão 260 anos para alcançar o nível de leitura dos alunos dos países desenvolvidos.

Comments

comments