Cinco industrias formalizam instalação no polo de Ibiúna
O Prefeito Professor Eduardo (PT) e o vereador Carlinhos Marques (PT) realizaram na tarde desta quarta-feira (15) uma reunião com os empresários que irão formar o primeiro polo industrial de Ibiúna. Inicialmente, serão cinco empresas que ficarão locadas na área do entorno do Estádio Municipal, no bairro do Curral e deverão gerar mais de 500 empregos diretos. “As obras já eram para estarem prontas, inclusive com algumas indústrias já produzindo e empregando nossa população. Entretanto, quando houve a mudança de prefeito, a administração que aqui esteve, sumiu com os processos. Por sorte, tínhamos guardado uma cópia, mas ainda assim, dependemos de uma decisão judicial para lavrarmos a escritura das áreas. Creio que tudo já está encaminhado e em alguns dias iniciaremos a terraplanagem dos platores onde serão instaladas as empresas”, explicou o prefeito.
Participaram da reunião, que aconteceu no Gabinete da prefeitura, os representantes das empresas: Embalaplat, Afetiva Cosméticos, Blister Embalagens, Shine Blue Indústria e Comercio de Cosméticos, Fundamental Eletromecânica, além da AC Correa LTDA. Além do prefeito e do vereador, o encontrou ainda contou com a presença do Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Álvaro Techirogi; do secretário Municipal de Rendas Internas, Marco Mello; do secretário Municipal de Finanças, Leandro Jesus da Silva; do secretário Municipal de Agricultura, Donizete Cardoso de Moraes; e do procurador jurídico César Augusto de Oliveira.
Estas cinco empresas estão confirmadas, sendo que duas delas, a Afetiva e a Embalaplast, já estão, inclusive, com a concessão das áreas aprovadas pela Câmara Municipal. A estimativa é que o polo industrial no entorno do estádio gere mais de 500 empregos diretos. “Isso irá dar um salto em nossa economia e fará com que a arrecadação do município também aumente. Com este valor arrecadado, estaremos buscando parcerias para cursos de capacitação aos nossos jovens, bem como criaremos infraestrutura para atrairmos ainda mais investimentos ao município. Este projeto, sem dúvidas, é um marco na história de Ibiúna e estamos muito felizes pelo fato de estarmos com ele praticamente consolidado, restando apenas a parte burocrática para iniciarmos as obras”, declarou o vereador Carlinhos, um dos idealizadores do projeto.
Prefeito Eduardo fala aos empresários sobre os trâmites que faltam para inicio das obras do Polo
Prefeito Eduardo fala aos empresários sobre os trâmites que faltam para inicio das obras do Polo
Conheça as fábricas
A Embalaplast fabrica embalagens, plásticos bolha, espuma e acessórios para grandes montadoras de veículos, tais como GM, Toyota, Hyunday e outras do gênero. A empresa está situada atualmente em Vargem Grande Paulista, sendo que o proprietário, Ronaldo Carvalho, anunciou que deverá iniciar a construção de uma unidade no município ainda neste semestre.
A Afetiva Cosméticos, responsável pela fabricação dos esmaltes Nati, dos hidratantes Biosegredo, Tenshi e outros produtos, é outra que tem sua vinda à Ibiúna já consolidada. A empresa, que atualmente funciona em Sorocaba, deverá geral pelo menos 150 empregos diretos aos ibiunenses.
A Blister é outra que passará a integrar o polo industrial de Ibiúna. A empresa é responsável pela fabricação de embalagens para grandes empresas alimentícias, incluindo Mcdonalds e outras redes de fastfoods. Deverá gerar mais de 100 empregos diretos.
A Shine Blue Indústria e Comercio de Cosméticos também é do ramo de cosméticos. Tem uma expectativa de criação de 120 empregos diretos, num terreno de 8.000 m².
Já a Fundamental Eletromecânica desenvolve equipamentos eletrônicos tais como plugues, tomadas inteligentes e outros.
Todas possuem faturamento superior a R$ 1 milhão, sendo que no caso da Ac Correia, que é do ramo de equipamentos ferroviários, esse número chega aos R$ 60 milhões, com a abertura de 150 empregos diretos.
Essas novas empresas se unem as novas fábricas instaladas recentemente no município, como é o caso da Norac, multinacional francesa do ramo de alimentos que inaugurou no município sua primeira unidade no Brasil e já vem empregando dezenas de ibiunenses.
“Fico muito feliz em saber que a meta de gerar empregos aos ibiunenses está sendo alcançada. Quando trabalhamos com determinação e honestidade, tudo dá certo e ganhamos credibilidade. Antes de qualquer negociação, visitamos as empresas, percebemos a seriedade e o potencial de cada uma para só depois darmos andamento ao projeto”, finalizou o vereador Carlinhos.
Vereador Carlinhos com empresários e secretários que participaram da reunião sobre o polo
Vereador Carlinhos com empresários e secretários que participaram da reunião sobre o polo
Novo Polo Industrial
A ideia é transformar a área inutilizada dentro do Estádio Municipal para a instalação de seis empresas de médio porte, que deverão gerar mais de 500 empregos diretos. “O local já tem infraestrutura e está previsto como área industrial dentro do Plano Diretor. Além disso, fica em um lugar estratégico, com fácil acesso, tanto para à Castelo Branco por São Roque, como para à Raposo Tavares pela Bunjiro”, informou Álvaro, que fez a apresentação da cidade aos empresários.
Tanto o prefeito, quanto os demais secretários ainda prometeram facilitar toda documentação, licenciamentos e outras questões burocráticas para a instalação e regularização das empresas. Além disso, garantiram que irão se empenhar na realização de cursos profissionalizantes e de treinamento aos ibiunenses, para que os mesmos tenham condições de ocuparem as vagas provenientes de tais empreendimentos. “Vamos firmar parcerias com o SESI, Senai e outras entidades a fim de qualificar nossos trabalhadores para que as vagas sejam preenchidas pela mão de obra já existente no município. Por isso, é fundamental estarmos em sintonia com os empresários para lançarmos os cursos de acordo com a necessidade de cada empreendimento”, finalizou Carlinhos.
Duplicação da Bunjiro
Outro tema abordado durante a reunião foi a duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao, cujo os mapas da obra já estão na prefeitura e foram apresentados aos empresários. “Esta obra irá facilitar ainda mais o acesso a nossa cidade, fazendo de Ibiúna um município estratégico para investimentos na área industrial. Por isso, estamos agilizando o quanto antes a criação do polo, para assim gerarmos empregos e renda para nossa população”, finalizou o prefeito.
Fonte: Jornal do Povo