CDHU Jemima: famílias recebem novas casas
O mês de março de 2019 entrou para a história de Ibiúna: mais de uma centena de famílias que viviam em situação precária na área da antiga “favela”, no Jardim Nova Ibiúna, receberam as chaves para a nova moradia, no Conjunto Habitacional “Joaquim José da Silva Ferreira”, no Jardim Jemima. Pessoas que moravam próximo ao antigo Lixão também foram beneficiadas. A mudança contou com auxílio da Prefeitura, com apoio da Defesa Civil, das Secretarias de Obras, Guarda Civil Municipal e Assistência Social, que participam da ação auxiliando na remoção das famílias rumo às suas novas moradias.
As casas foram destinadas a famílias oriundas de áreas de risco, que foram cadastradas e indicadas pelo município. Todas as 188 famílias que receberam as chaves dos imóveis têm renda de até três salários mínimos, e de acordo com a Secretaria de Habitação, foram realizadas reuniões prévias para esclarecimentos e também para o agendamento da mudança, sempre com a participação da Prefeitura.
Para o prefeito de Ibiúna, João Mello (PSD), foi um dia muito importante a entrega dessas tão sonhadas moradias. Ressaltou o seu comprometimento com a população que aguardava pelas casas há mais de 15 anos, e que no começo da sua gestão buscou pela retomada da obra junto à CDHU e governo do Estado. “Desde 2004, as famílias aguardavam pela entrega das moradias. Trabalhamos muito e nos dedicamos para entregar essas casas”, destacou o prefeito.
Após a desocupação total da área do Jardim Nova Ibiúna, o local receberá placas de identificação como área pública. Os barracos existentes nas áreas de risco foram demolidos e a Prefeitura tem monitorado para evitar novas ocupações.
A Secretaria de Obras já trabalha com um projeto de revitalização para a área, onde será implantado um espaço de lazer.
As unidades foram entregues pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), no último dia 23 de março.