Saúde

Causas da Obesidade

Pessoas classificadas como obesas apresentam um risco muito maior de doenças como a dislipidemia, o diabetes, as doenças cardiovasculares, a hipertensão, a gota, a osteoartrose e, consequentemente, maior risco de complicações à saúde.

O principal mecanismo da obesidade é um desequilíbrio entre a formação e a destruição de células gordurosas no organismo. O que comemos (medido em calorias) favorece a formação de células adiposas (gordurosas) e o que gastamos (gasto calórico) favorece a destruição destas células; deste modo temos obesos que comem muito e obesos que comem pouco ou adequadamente, mas gastam pouco (gasto calórico ineficiente).

Tipos de Obesidade

Obesidade por hiperfagia
São os obesos que comem muito, em quantidade ou em qualidade (alimentos muito calóricos). Nem sempre a hiperfagia depende apenas de um autocontrole.

Além dos mecanismos psíquicos envolvidos (depressão, ansiedade, angustia, carência afetiva), estão sendo cada vez mais descritas alterações orgânicas condicionantes de hiperfagia.

Obesidade por gasto calórico ineficiente
Estão incluídos os indivíduos que têm vida sedentária e os indivíduos que comem pouco, mas tem a famosa tendência para engordar;

Obesidade hipercelular
Ocorre aumento do número total de células adiposas, que pode se tornar até cinco vezes superior ao número encontrado em indivíduo adulto normal. Esta forma de obesidade se desenvolve na infância ou adolescência, porém pode também ser observada naqueles com mais de 75% de excesso de peso corporal.

Obesidade hipertrófica
Caracteriza-se por um aumento de tamanho da célula adiposa por acúmulo de lipídeos. Inicia-se na idade adulta e na gestação e correlaciona-se melhor com a distribuição andróide de gordura.

Prevenção e Controle

Quanto ao tratamento da obesidade, pode-se considerar que deve levar em conta não só o lado estético, mas a questão principal, que é a saúde do indivíduo.

Atingir um bom peso deve vir acompanhado de mudanças no hábito alimentar, condicionamento físico e saúde psíquica, proporcionando condições para um crescimento, amadurecimento e envelhecimento saudáveis.

O tratamento da obesidade inclui medidas dietéticas, exercícios físicos, se necessário medicação, e tratamento das condições associadas com a obesidade.

Fonte: BVS – Ministério da Saúde/Revista Nutriweb.

 

 

 

Comments

comments