Cidade

Casa de Santa Rita comemorou 72 anos de existência

O Lar de Idosos, Casa de Santa Rita, de Ibiúna, comemorou 72 anos no último dia 29. A Casa foi fundada por dona Nazária Cipriano de Freitas e “lhe deu esse nome para que ela nunca fechasse suas portas”, segundo nota encaminhada pela entidade. É uma instituição assistencial de caráter filantrópico, que abriga atualmente 21 idosos. O custo mensal de cada interno é de R$ 4.100,00 aproximadamente. A maior parte deles se encontra em situação de risco ou vulnerabilidade social. A instituição desenvolve o Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, de acordo com a Resolução nº 109 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de 11 de novembro. Os idosos atendidos chegaram ao serviço de acolhimento institucional com vinculo familiar fragilizado, com algum comprometimento ou sequela de alguma complicação de saúde, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e em situação de alta vulnerabilidade social e risco.
Muitos dos internos são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo o serviço prestado sem exigência de contribuição ou contrapartida, porém com observância ao disposto no artigo 35 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), no caso a instituição fica com 70% do recebimento do benefício do idoso para custeio das despesas.
Os objetivos das atividades desenvolvidas pelos técnicos suscita reinserir os idosos junto à sociedade, trazendo momentos de descontração, desinibição, de socialização com a comunidade e demais segmentos, além de restabelecer vínculos familiares, recuperar autoestima e reabilitação dos seus potenciais. Para tanto, a instituição abre espaço para o trabalho voluntario, a participação da comunidade e atividades intergeracionais, com intuito de valorizar a sensibilização a esse serviço e prevenir o isolamento dos idosos. As atividades são desenvolvidas juntamente com a atuação dos técnicos do Serviço Social e Psicologia na Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). No acolhimento institucional, conforme prevê legislação, realiza-se um trabalho multidisciplinar e psicossocial, no qual os profissionais devem priorizar a escuta aos idosos, dando lhes o oportuno convívio social e familiar, individualizado e grupal.
Desde março, as visitas de familiares e comunidade foram suspensas, bem como os trabalhos de voluntários, grupos escolares, atividades externas devido a pandemia da Covid-19. Seguindo as orientações para a prevenção e o controle de infecções pelo novo Coronavírus em (ILPI), com a premissa de prevenção e cuidados com os internos que abrangem grupo de risco. O contato dos idosos com trabalhadores essenciais e as atividades estão reduzidas. O contato com os familiares somente por meio do telefone, chamadas de vídeo e lives.
A casa enfrenta dificuldades financeiras porque não foi possível realizar os eventos que contribuem com o caixa da Casa, por este motivo, a instituição precisa de mais associados para ajudar a manter idosos bem assistidos.
Acompanhe na Página do Facebook: Casa Santa Rita Ibiúna. Telefone: (15) 3241-1109; Whats: (15) 99610-0334.

Comments

comments