Candidatos escrevem quais são suas propostas para melhorar a qualidade do ensino em Ibiúna
Dando sequência à uma série de perguntas e apresentações dos candidatos a prefeito de Ibiúna, o VOZ questionou os prefeituráveis sobre as propostas para o setor de educação. Acompanhe abaixo, em ordem estabelecida com base na distribuição da última edição, o que os candidatos propõem para o setor, caso sejam eleitos.
Tenente Adilson (União Brasil)
A educação é essencial para o futuro do nosso município, pois forma cidadãos conscientes e capacitados para ocuparem seu espaço na comunidade e no mercado de trabalho. Para alcançarmos melhores índices no ensino básico, vamos investir na capacitação dos profissionais, mantendo com eles o diálogo e ouvindo sugestões. A modernização das instalações e dos recursos oferecidos também serão prioridade. Buscaremos implantar o programa “Escola da Família Municipal”, criando um elo de conexão entre as famílias e as escolas, tornando o ambiente mais aconchegante para o desenvolvimento das nossas crianças.
Mário Pires (Republicanos)
A ‘Educação’ de hoje é a Ibiúna de amanhã. Nossa cidade e, em especial, nossas crianças têm padecido pela falta de responsabilidade do atual governo em relação à gestão dos recursos vindo do governo federal. Tanto é verdade que, recentemente, o Conselho do FUNDEB apontou uma série de irregularidades e estas estão sendo objeto de investigação do Ministério Público. Mais transparência nos gastos, investimento em nossos professores e servidores em geral, além de uma restruturação geral em nossas escolas é o que é urgente nesta pasta. Do trajeto do aluno até a escola, passando pela qualidade da merenda e a valorização dos nossos professores, tudo precisa ser mudado.
Paulinho Sasaki (PL)
Logo que assumimos, nossa preocupação foi reestruturar as escolas e creches que estavam destruídas, sem condição de abrigar os estudantes, algumas não tinham nem panela para a merenda. Além disso, reabrimos diversas escolas e creches que estavam abandonadas, além de inaugurarmos as maiores creches do município (Bela Infância, São Lucas, Gabriel). Fui o prefeito que mais abriu vaga de creches na história de Ibiúna. Adotamos o sistema de ensino Universitário, que é o mesmo usado pelas melhores escolas particulares do Brasil, distribuímos materiais escolares, uniformes, transporte de qualidade e merenda balanceada. Se lembram que no passado escolas foram fechadas, salários atrasavam e até mesmo condutores faziam greve porque não recebiam? Nós, mesmo assumindo uma prefeitura afundada em dívidas, instituímos o Piso dos Professores e agora, com o setor reestruturado e as finanças em dia, investiremos ainda mais na valorização dos profissionais, modernização das salas de aula (notebooks, lousa digital), término da creche do Paruru (já em andamento), além da criação da creche 24 horas, escola modelo e outras iniciativas importantes e dentro da nossa realidade. Já provei que sei como fazer e agora tenho certeza que poderemos fazer muito mais.
Alle Zanatta (PT)
É inaceitável que, em pleno 2024, a educação básica em Ibiúna continue deficiente. Precisamos, com urgência, reformar e modernizar nossas escolas, equipando-as com tecnologia de ponta para criar ambientes de aprendizado seguros e modernos. É essencial capacitar nossos professores com formação contínua e valorizá-los adequadamente. Devemos implementar um sistema rigoroso de acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos, oferecendo suporte intensivo a quem precisa. É hora de agir e incentivar a leitura e o pensamento crítico desde cedo. Precisamos reforçar a educação inclusiva, garantindo que todos os alunos recebam o apoio necessário. E, acima de tudo, devemos buscar parcerias com o setor privado e ONGs, além de recursos federais e estaduais, para transformar nossa realidade educacional. Chega de promessas vazias e medidas improvisadas – é hora de uma revolução na educação em Ibiúna!
Renan Godinho (Podemos)
Vamos implantar as ‘Escolas do Futuro’, com ensino integral, com aulas de educação física, artes, música e inglês, vamos ampliar o número de creches, vamos implantar a Creche Noturna. Vamos rever o plano de carreira, de forma igualitária, valorizando o professor. Vamos criar a Casa do Professor, com cursos de atualização, com assistência terapêutica e psicológica. Para os adolescentes, cursinho pré-vestibular, implantar o ‘Qualifica Ibiúna’, com cursos rápidos, cursos técnicos e superiores com a ETEC, trazer a FATEC e SENAI, criar o CIDI (Centro de Inclusão Digital) com cursos, computadores e internet, para o jovem de forma gratuita. Vote 20!