Candidatos a deputados intensificam campanha
Candidato à deputado federal, o ex-vereador Paulinho Sasaki (PTB) tem intensificado a sua campanha em busca de uma vaga na Câmara Federal. Ele foi vereador por quatro legislaturas, de 2001 a 2016, sempre pelo mesmo partido. No último pleito municipal, Sasaki foi candidato a prefeito e ficou em terceiro lugar, com 8.773 votos. Agricultor e filho de imigrantes japoneses, o candidato diz que “foi na lavoura que aprendeu a valorizar o trabalho, a honestidade e a perseverança”, conta Paulinho, que se considera um importante agricultor ibiunense.
Candidata à reeleição, a deputada federal Keiko Ota (PSB) também tem ligação com Ibiúna, embora tenha nascido em Olímpia. O sequestro e morte do filho Ives Ota, em 1997, pelos próprios seguranças de seu comércio, transformou sua vida. Keiko perdoou os assassinos e fundou o Instituto Ives Ota para acolher famílias de crimes violentos. Como deputada apresentou 04 projetos de Lei em vigor. É a única deputada federal a expandir o serviço gratuito de atendimento às vítimas de violência (CRAVI). Para o município, Keiko encaminhou recrusos para recapeamento de um trecho da estrada da Seicho-No-Ie.
Outro federal que esteve na cidade foi Valmir Prascidelli (PT). Também candidato à reeleição, encaminhou recursos para o município por meio de emendas parlamentares. Vice-líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, foi contra a Reforma da Previdência e defende a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem recebe menos de 05 salários mínimos. Iniciou sua participação política em grupos de jovens da Igreja Católica. Foi metalúrgico, presidente da Ceagesp, vereador e vice-prefeito de Osasco.
Já o deputado federal Carlos Zarattini (PT), que também esteve em Ibiúna recentemente, destinou recursos para o município, como para pavimentar um trecho da estrada do Porto Jone e a Rua Itália, no bairro Residencial Europa, por meio de emendas parlamentares. Zarattini também encaminhou recursos para a construção de uma unidade de saúde no distrito do Paruru. Ele intermediou, junto ao Governo Federal e a Cetril, diversas ligações do Programa Luz Para Todos em Ibiúna. Ele é economista formado pela USP, especialista em Engenharia dos Transportes.