slider

Banco do Brasil – 37 anos em Ibiúna

A agência do Banco do Brasil comemorou no mês de julho de 2013, os 37 anos de sua instalação em Ibiúna. Tudo começou quando os produtores rurais clamavam por uma instituição financeira para alicerçar a imensa produção agrícola de Ibiúna.
Em 1975 era instalada uma Sub Agência subordinada a Agência do Banco do Brasil sediada em São Roque. Em pouco mais seis meses o movimento da Sub-Agência de Ibiúna foi muito superior ao movimento da agência de São Roque. Devido ao grande número de documentos e balancetes movimentados, foi criada a Agência do Banco do Brasil em Ibiúna a partir de 1º de julho de 1976. A agência do Banco do Brasil ficou instalada na Rua Capitão Cardoso de Mello, nº 80, no prédio onde funcionava a oficina mecânica Sorocaba e onde atualmente funciona a Caixa Econômica Federal. Após fluxo gradativo e crescente foi necessária a construção de um novo prédio com mais espaço e maior estrutura para atender a demanda. No local onde está sediado até hoje, havia espaço suficiente para construção pretendida.
É importante destacar que o Banco do Brasil não veio apenas atender uma necessidade da população, mas sim, contribuir com o progresso e desenvolvimento de Ibiúna, tanto na agricultura, como no comércio e na indústria. Os recursos para se produzir naquela época eram escassos e feitos através de ‘particulares’ que ainda guardavam suas economias em casa ou conseguidos fora do município. A Cooperativa Agrícola de Cotia financiava uma parte de seus associados, mas não era suficiente para atender a todos. O Banco do Brasil chegou em boa hora, ainda no auge da produção agrícola de Ibiúna, que abastecia cerca de 40% do volume de mercadorias no CEAGESP, maior mercado de toda América Latina. Além de todo escoamento agrícola, Ibiúna exportava frangos e ovos para o oriente médio, sendo o Iraque o maior importador. Ainda exportava plantas ornamentais a países para a Argentina.
Devido à incidência da murcha bacteriana na produção de batatas, a pinta preta na produção de tomates e nódulos na mandioquinha, acompanhada da exploração imobiliária criando sítios e chácaras de recreio, pousadas, hotéis fazendas e loteamentos em condomínios fechados, a produção agrícola diminuiu sensivelmente, mas ainda é a base da economia do município.
Com a transferência do patrimônio da Caixa Econômica de São Paulo – “Nossa Caixa-Nosso Banco”, para o Banco do Brasil, Ibiúna ganhou mais uma nova agência, situada na Rua 15 de Novembro, nº 287, o que transformou o Banco como a maior e mais importante instituição financeira radicada em Ibiúna.
O Banco do Brasil comemorou o 37º aniversário, mas quem ganha o presente é o povo. Parabéns! terra

Comments

comments