Bairro Feital encerrará projeto da SOS Itupararanga
O Programa de Capacitação da SOS Itupararanga chegou aos produtores do Bairro Feital, o último a ser atendido pelo projeto. Mais de 700 produtores receberam orientações sobre agricultura e preservação do meio ambiente.
Com a mesma metodologia adotada nos demais núcleos, o Bairro Feital recebeu a 1ª oficina teórica, coordenada pelo Engº Agrº Celso Tomita, cedido pela CAISP, que tratou dos temas Manejo das plantas, do solo e irrigação, além de alternativas práticas e de baixo custo para solucionar problemas relacionados a pragas e doenças das culturas.
Na 2ª oficina teórica, o tema Outorga pelo uso da Água foi apresentado pelo Diretor do DAEE/Sorocaba Renato Alves da Silva, que explicou sobre a importância e quais os caminhos para a regularização dos usos da água. O biólogo Ricardo Rosário, do Instituto de Botânica, falou sobre Legislação Ambiental e esclareceu aos produtores desde o novo código florestal até os procedimentos para a regularização da propriedade rural.
E, após ter percorrido seis núcleos rurais, ao longo de dois anos, o projeto “Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna” chega ao fim, e se encerrará com a última oficina prática que será realizada em Maio.
Este importante projeto de Educação Ambiental é financiado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e desenvolvido em parceria com a CAISP, DAEE, Instituto de Botânica e Secretaria Municipal da Agricultura.