Autoridades discutem segurança pública no Conseg
No último dia 04, aconteceu a reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), dirigida pela diretoria reeleita, que conta com o Marcelo Zambardino, presidente, Anthony D’Arcangeli, vice-presidente, João Kawakami, diretor de assuntos comunitários, Neiva Giancoli, primeira secretária, e Antônio Limongi, como segundo secretário.
Um dos assuntos debatidos na reunião foi sobre o alto número de ocorrências por perturbação de sossego. Em virtude dos feriados prolongados nos últimos dias, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) informaram que houveram mais de 60 boletins de ocorrência realizados por moradores reclamando de som alto que perturba e atrapalha o sossego das pessoas. O comandante da GCM, Antônio Moraes, esclareceu que, através do decreto 3105 de 15 de fevereiro de 2023, o valor da 1ª multa decorrida da perturbação de sossego é de R$ 2.600,00, podendo dobrar a reincidência até 60 salários mínimos. “Já houveram 2 casos em Ibiúna de estabelecimentos comerciais que tiveram de pagar mais de R$ 10.000,00 em multas”, disse o GCM.
Desmatamento
Um morador, presente na audiência, também reclamou de um desmatamento irregular no bairro da Cachoeira, que está prejudicando a sua lavoura orgânica. O denunciante disse que já levou ao conhecimento da polícia ambiental, mas nada foi feito. O Capitão da PM, Jailson Nascimento, esclareceu que o protocolo gerado pela denúncia servirá para tomar as providências. As autoridades orientaram para que se faça a reclamação em Ibiúna, antes de tudo, para facilitar a locomoção.
Outros assuntos também foram abordados, como usuários de entorpecentes, falta de monitoramento, ruas sem iluminação e carros abandonados. Representantes do bairro dos Tavares agradeceram a intervenção das autoridades, que melhorou a segurança na comunidade.
As autoridades convidam a todos para participarem da próxima reunião do Conseg, sempre na primeira quinta-feira do mês (o próximo é no dia 1º de junho), na sede da OAB, a partir das 10h – R. Sérgio Alves Leite, 70 – Residencial São Lucas.