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Atrasos e falta de manutenção dos ônibus causam queixas dos usuários do transporte

A mudança que houve no transporte coletivo em Ibiúna trouxe ainda mais transtornos à população. O jornal recebeu reclamações sobre a conservação dos ônibus, horário das linhas e atendimento por parte da empresa por diversos usuários.
A equipe do jornal esteve na rodoviária e conversou com alguns munícipes sobre a situação do transporte coletivo. Para Euclides Xavier dos Santos, de 38 anos, morador bairro do Verava, a nova empresa “é uma vergonha para o município”. Antero Rolim Camargo, 63, do Campo Verde, disse que Ibiúna nunca teve um serviço de transporte tão ruim e tão desorganizado como este. Já Euclides Pereira, 23 anos, morador do bairro Vargem do Salto, alega ser insuficiente os ônibus, horários irregulares, uma verdadeira sucata. “Será que Ibiúna e seu povo merece isso?”, questionou.
Um dos entrevistados, que pediu para não ser identificado por ser funcionário da Prefeitura, disse que todo mês R$ 71,00 são descontados de seu salário para custeio da passagem, mas a empresa “não reconhece e os funcionários são obrigados a pagar a passagem do próprio bolso”. Outro funcionário também confirmou a versão, alegando que diversas vezes teve que pagar a passagem do próprio bolso.
A reclamação, no entanto, é geral. Os usuários reclamam dos horários, da manutenção e limpeza dos veículos. “O serviço que já não era bom, está ainda pior”, disse o funcionário da Prefeitura de Ibiúna. Vale lembrar que a empresa responsável, Etewan Garcia dos Santos ME, está em contrato emergencial com a Prefeitura de Ibiúna.
Questionada, a Prefeitura disse ter conhecimento das reclamações, “que têm sido pontuais, não sendo generalizadas”. Atraso na chegada dos coletivos vêm sendo causado esporadicamente, pelas chuvas que caem sobre o município nesta época e o aumento de veículos trafegando, o que causa mais trânsito, mas os horários estão sendo obedecidos na maior parte das vezes. Contatada, a empresa informou que a situação ficará normalizada em alguns dias.
Quanto a limpeza dos veículos, a assessoria do prefeito disse que todos os dias, ao serem recolhidos, “todos os ônibus são lavados e higienizados, durante a noite. Isso é imposição da Prefeitura e tem sido observado pela Prefeitura, que fiscaliza diariamente o estado dos veículos. A manutenção também tem sido observada diariamente, havendo registro de casos esporádicos apenas, normais diante das condições das estradas de terra em que trafegam”.
Quanto a padronização da frota, “é uma exigência da Prefeitura”, que já determinou à empresa que faça a adesivação dos veículos, “sendo que a mesma pediu prazo para a padronização dos veículos”. Os serviços deverão estar prontos até o final deste mês de março.
Já referente a licitação, segundo a Prefeitura, ainda não ocorreu porque o Tribunal de Contas do Estado, “na última impugnação apresentada, exigiu que o Município tenha o Plano de Mobilidade Urbana para licitar. Esse Plano já foi contratado e está em andamento, sendo prioritária a elaboração de trajeto, itinerário e horário dos ônibus; em seguida, haverá a licitação, que é de todo interesse da Administração”.

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