Ativistas organizam protesto em defesa da represa
No próximo dia 3 de outubro (domingo), acontecerá uma manifestação no Parque Ecológico, na Represa de Itupararanga, em defesa da qualidade das águas do manancial. O parque está localizado na Estrada da Cachoeira, km 8, em Ibiúna.
Os organizadores do protestos, o engenheiro Marcelo Zambardino e o empresário Adal Marcicano, defendem que a represa está sendo destruída em virtude do constante lançamento de esgotos em Itupararanga e a alta evasão de água. “A quantidade do esgoto que adentra a represa é bem mais volumosa do que a de água, estamos em um ponto que não dá mais, por isso estamos convocando todos os ibiunenses para despertar as autoridades”, afirma Adal.
O quadro da represa é preocupante, segundo o professor André Cordeiro (UFSCAR) e a ambientalista Daniele Frascareli (UNESP). “Itupararanga está no limite, se os responsáveis não agirem, em breve a represa pode morrer assim como o reservatório Guarapiranga está quase morrendo”, diz Zambardino. Com a evasão de água na quantidade diária de 30 cm, logo Sorocaba ficará sem água.
Os organizadores comunicaram que no evento haverá práticas de remo, caiaques, canoa havaiana e stand-up paddle na Represa. Para participar, basta inscrever-se, inscreva-se pelos telefones: Adal (15) 99693-5344, Marcelo (15) 99771-8893, Gil (15) 99852-8654.