Colunistas

As eleições municipais e o voto com consciência

Carolina Saito

Em meio a muita propaganda, finalmente chegamos ao momento do voto. Para não errar, o eleitor deve ler as propostas dos candidatos e verificar se eles defendem o bem da cidade e dos munícipes que dizem representar. Não deve se deixar influenciar pelo barulho e pela poluição visual provocados pelos candidatos.
Muitos acham que o partido do candidato às eleições na nossa cidade é diferente da sigla no âmbito federal e estadual. O que não é verdade, pois são com os votos dos municípios que o presidente da República e os governadores são eleitos e seus partidos se fortalecem. Pensar que estão votando só na pessoa e não no partido é um erro. É assim que a extrema-direita bolsonarista se mantem viva apesar de seu líder estar próximo de ser preso pelos graves crimes cometidos.
Não esqueçamos que a eleição para vereadores é muitíssimo importante, pois uma câmara de vereadores com uma maioria que defenda os interesses do povo não vai atuar como avalizadora dos interesses particulares e prejudiciais do prefeito. Por outro lado, o prefeito honesto e incorruptível precisará do apoio de vereadores do mesmo nível para aprovar projetos para o bem da cidade e do povo. Por isso devemos exercer a cidadania votando com consciência.

Comments

comments