Amor paterno é muito, muito importante
Profª. Mila Zeiger Pedroso
O amor paterno é uma figura tão importante em nossas vidas quanto o materno. Há quem diga que o amor materno é muito mais importante, nem sendo necessário a figura de um pai na vida de uma criança. Porém, estudos revelam que o instinto materno é um mito e que todo amor é construído, segundo Maria Tereza Maldonado, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, integrante da Academia Americana de Terapia de Família e da Associação Mundial para a Saúde Mental Infantil.
Portanto, o amor é uma construção; se constitui no dia a dia, nas ações de carinho e respeito. Isso explica porque tantos homens conseguem estabelecer uma relação com crianças que não são seus filhos, quando se relacionam com mulheres que tem filhos de outros relacionamentos. Explica também a causa de muitos pais que não conseguem construir uma relação afetiva com seus filhos, porque decidiram contribuir apenas financeiramente na educação da criança. Explica também porque os filhos acabam não construindo um amor com pais que as mães privam seus relacionamentos (alienação parental).
Domingo comemoramos o dia dos Pais. Filho, passe o dia com seu pai! Pai, se você não tem contato com seu filho, procure-o, ainda há tempo para construir esse amor.
Quando um pai abraça um filho, o mundo para. O carinho é tão completo que mexe com muitos sentidos. Tem cheiro, toque e até som. Se esse abraço preceder o seu coração, ele também será beneficiado (e muito!) o seu filho.
Sim, você pode construir esse amor. Feliz Dia dos Pais!