Colunistas

Alicerces do Turismo

O que faz de uma cidade uma estância turística? Para responder a esta pergunta, basta colocar-se no lugar de um viajante, de um estrangeiro ou simplesmente de uma pessoa que busca novas experiências, receptividade e acolhimento em um espaço desconhecido. Tal indivíduo precisa basicamente de três coisas, que serão denominadas de alicerces turísticos.
O primeiro é o abrigo, ou seja, um lugar de proteção e segurança. Para oferecer abrigo uma cidade precisa investir em infraestrutura. Hospedagem, transporte, serviços de alimentação, informações e saneamento. Cabe lembrar que um abrigo pode ser luxuoso, simples, rústico assim como a cidade pode ter uma aparência mais bucólica, exótica ou tecnológica. O importante é ser funcional e útil além, é claro, de ter um diferencial baseado em qualidade. Afinal como diz o ditado popular “Bom o suficiente nunca é bom o suficiente”.
O segundo alicerce são as atrações. O que é uma atração turística? É algo – um lugar, um evento, um objeto ou personalidade – que é singular e caracteriza de forma marcante uma cidade atraindo pessoas para conhecê-la. Histórias, heróis, mitos e rituais únicos despertam a curiosidade no estrangeiro ou no viajante. Este aspecto está relacionado à identidade de uma comunidade. Para atrair pessoas não basta ter atrações singulares, é preciso torná-las visíveis, belas e desejáveis. Já dizia o escritor e poeta gaúcho Mário Quintana “Nossos olhos também precisam de alimento”.
O terceiro e principal alicerce é o acolhimento. Receptividade, atenção, empatia e capacidade de entender as pessoas e atendê-las da melhor forma possível é a alma do turismo e dos serviços. A gentileza, a paciência e a simpatia são essenciais para que as pessoas queiram estar e permanecer em um lugar. “Simpatia é o coração a sorrir no rosto” já dizia Eduardo Girão.
Quando procuramos um hotel, por exemplo, buscamos descanso. Mas, se obtemos conforto, segurança e somos surpreendidos com pequenos gestos de sensibilidade e boa vontade, com certeza, já nos sentiremos melhor neste lugar. É o caso, de serem fornecidas informações sobre o que há na cidade, suporte para chegar até os locais indicados, assim como eventos e roteiros que façam com que o turista possa desfrutar bons e inesquecíveis momentos de uma viagem.
Como construir uma cidade turística? É um compromisso que deve ser assumido por todos: comerciantes, governantes, cidadãos, empresários, imprensa, etc. O primeiro passo, portanto, é criar políticas que incentivem a integração dos indivíduos e das organizações dos diversos setores da sociedade para abrigar, atrair e acolher as pessoas. É preciso que estas visitem, conheçam, gostem e retornem sempre ao município trazendo outros visitantes e levando novas experiências.

Comments

comments