São Sebastião

Agricultores mostram a força do Agronegócio na Procissão dos Lavradores

Júlia Tanaka

No último domingo ensolarado (19), 453 tratores, 45 veículos, 85 caminhões baús, 42 motos desfilaram com os produtores ibiunenses vindos de diversos bairros do município, como Piaí, Feital, Gabriel, Murundu, Sorocamirim, Tavares, Paiol Grande, Rio de Una, Campo Verde, Ressaca, Colégio, entre outros. Os agricultores participaram da Santa Missa Campal realizada tradicionalmente no Coreto da Avenida São Sebastião, realizada neste ano pelos padres Benedito Cesáreo, Daniel Vitor, Pedro e Antonio Carlos. A celebração foi em gratidão pela presença de centenas de lavradores. Também em retribuição a farta colheita, “graças a proteção de São Sebastião e do Divino Espírito Santo em suas plantações”, durante o ano de 2018 e 2019.
Os tratores e demais veículos vieram repletos de verduras e legumes, convencionais ou hidropônicas, como alfaces, brócolis, acelgas cenouras berinjelas, cebolinhas, couve-flor, pimentão, cebolas, pepinos, plantas ornamentais, entre outros; tudo fruto de suas lavouras.
Após a Santa Missa, os participantes seguiram em procissão rumo a praça da Matriz para receberem as bênçãos dos Padres Daniel Vitor, Benedito Cesáreo Rodrigues Lopes, Antonio Carlos e Pedro.
Em seguida, lavradores fizeram as doações de seus produtos em oferenda a São Sebastião e ao Divino Espírito Santo, os quais foram comercializados pelos organizadores – o dinheiro arrecadado será revertido para a diocese.
O VOZ conversou com dezenas de lavradores que foram unânimes em dizer que participam desta procissão desde que começou, no ano de 1982, com o falecido Padre Elizeu Camargo. “Não há palavras para expressar a emoção que sentem ao ver a farta colheita. Por isso, não poupam seus esforços para trazer o que há de melhor de suas colheitas ao Santo Milagreiro que ampara todos os ibiunenses como forma de gratidão”, disse o agricultor Renato Teixeira (foto), de 38 anos, que participa das missas da Igreja Nossa Sra. das Candeias, no bairro dos Guarinos. Segundo Renato, a maioria dos seus colegas estão felizes e recompensados, proporcionando a aquisição de novos tratores e implementos agrícolas, além de uma vida digna aos familiares. Ele participa há 14 anos da procissão e convida àqueles que ainda não aderiram para começar a participar “porque a recompensa virá com certeza”, disse.
Outro agricultor, Luiz Teixeira, 83 anos, morador no bairro Verava, disse que há 8 anos participa da procissão. Lamenta que este ano não conseguiu sair com os seus maquinários porque a estrada está toda obstruída, sem condições de trafegar. Além disso, a Rodovia Bunjiro Nakao está sem acostamento devido a duplicação. Ele acrescentou que “as estradas foram boas até a gestão Jonas de Campos”; depois os prefeitos que o sucederam são verdadeiros “aventureiros, sem competência, não respeitam os contribuintes, não tem amor à arte, abandonam o município e ainda ousam pleitear a reeleição”, disse, revoltado, o senhor Luiz.
Já o padre Vitor Daniel agradeceu a participação e a presença dos empresários de agronegócios de Ibiúna, que sustentam a economia do município. Ele também agradeceu os patrocinadores da festa do Centenário: Prefeitura de Ibiúna, Supermercados São Roque e Ibiúna, Caisp, Cetril, J. Watanabe, Ibimix, Vinicola Goes, Centro Cultural Esportivo de Ibiúna, Monteleone, Bifarma, ArtPrint, Prefeito João Mello, Rogério Calçados, Renan Godinho, DOXX Telecomunicações, Terceira Visão, Papelaria Paçoca, entre outros.
3ª Expofest São Sebastião
O objetivo da Expofest é um balcão de negócios com diversos expositores ligados direto e indiretamente a lavoura, tais como: Fausto Dourado Tratores e Implementos Agrícolas, J. Watanabe, Ibimix Concreto, Roque Ville, Almad Carrocerias, Instituto Mix, entre outros que comercializaram seus produtos na feira. O cantor Luciano Fest Show animou o recinto com sucessos da atualidade.

Comments

comments