Evento

Agricultores debatem evolução da agricultura orgânica

Fernando Moraes

Agricultura orgânica, certificação e marketing na agricultura familiar estiveram em debate no 13º Seminário Regional de Agroecologia, que aconteceu no início do mês em Ibiúna. Entre os temas de destaque esteve a mesa redonda “Novos caminhos para a comercialização”, cuja finalidade foi abrir um leque de possibilidades de comercialização para os agricultores.
O pesquisador Issao Ichimura levou toda sua experiência na área de agricultura orgânica, promovendo troca de sementes e apresentando um grupo de danças que envolveu grande parte dos participantes em uma grande roda. Outro destaque cultural foi a participação do Coral da Terceira Idade Vozes e Violões Enluarados, trazendo sucessos da música sertaneja raiz e da MPB.
O evento teve como primeiro palestrante o Engenheiro Agrônomo Amilto Mendonça, que falou sobre certificação. “Instrução normativa e regulamentação da produção orgânica” foi o tema de Wilson Tivelli, que levou informações importantes sobre esta modalidade agrícola.
Um dos temas que têm ganhado destaque na agricultura familiar, por conta do aumento de canais de venda direta, é Comunicação e Marketing, tema que foi abordado pelo jornalista e relações públicas Fernando Moraes.
Produtores orgânicos que implementaram formas alternativas de comercialização e distribuição de seus produtos fizeram parte de uma mesa redonda coordenada pela professora Bertha de Castro, coordenadora do curso de Ciências Agronômicas da Uniso. Participaram Reginaldo Ribeiro, da Solo Vivo, Adriana Olivani, do Sítio La Felicitá, e Henrique Kawakami, da empresa agrícola que leva o nome de sua família.
O evento marcou ainda os 50 anos de Sindicato Rural de Ibiúna, cuja história foi contada por um de seus fundadores, o escritor e pesquisador José Gomes, Linense.

Comments

comments