Agricultores da Vargem do Salto iniciam mais uma etapa de Programa de Capacitação
As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, aconteceram, nesse mês de maio, no Bairro Vargem do Salto. O objetivo do projeto é auxiliar os agricultores de Ibiúna fornecendo informações que contribuirão para o manejo sustentável da produção agrícola, bem como, sobre a regularização ambiental de suas propriedades e orientando-os sobre a documentação necessária, os procedimentos e os órgãos a quem devem recorrer. O produtor rural é um parceiro importante para a preservação ambiental do município e precisa cada vez mais de orientação e apoio para atender à legislação.
Produtores rurais dos bairros Vargem do Salto, Vieirinha, Cupim, Saltinho, Campininha e Salto participaram da primeira oficina teórica, que tratou do tema Manejo das plantas, do solo e irrigação, que foi ministrada por um técnico da Cooperativa Agropecuária de Ibiúna – CAISP. Na ocasião, foram apresentadas, também, alternativas práticas e de baixo custo para solucionar problemas relacionados a pragas e doenças das culturas.
Outorga e Legislação Ambiental foram os temas tratados durante a 2ª Oficina. No encontro, realizado no dia 15 de Maio, o Departamento de Águas e Energia Elétrica- DAEE apresentou aos participantes informações sobre a importância da outorga e os caminhos para a regularização dos usos da água. O Instituto de Botânica trouxe orientações sobre Legislação e a regularização ambiental das propriedades rurais, assuntos que ainda trazem apreensão e inúmeras dúvidas entre os produtores rurais.
Este importante projeto de Educação Ambiental é financiado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e desenvolvido em parceria com a CAISP, DAEE, Instituto de Botânica e Secretaria Municipal da Agricultura. A SOS Itupararanga aproveita a oportunidade para agradecer à equipe da Escola Estadual Vargem do Salto pelo importante apoio para a realização do projeto.