Destaquesslider

Abertura da FEIRA APAS é marcada por otimismo do setor

31º edição do evento já é a maior de todos os tempos, com 35 mil metros e 685 expositores

A Solenidade de Abertura do 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada; o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Pedro Celso; o deputado estadual, Orlando Morando; além de autoridades convidadas e empresários do setor supermercadista.

Com o tema “Produtividade – A Serviço do Consumidor“, a abertura marcou também o início do ciclo de palestras que discutirão temas relevantes para o segmento. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, parabenizou o setor supermercadista pelo desempenho na política. “Quero destacar a colocação das entidades empresariais de supermercados pela atuação política, pois vocês não são partidários, vocês são políticos e lutam pelo bem comum”, disse o governador.

Alckmin ainda lembrou a importância do segmento na criação de postos de trabalho. “Emprego não cai do céu, precisa ter empreendedores que invistam para empregar a população e o setor supermercadista gera muitas oportunidades. São mais de meio milhão de empregos diretos no estado de São Paulo”, lembrou Alckmin.

O presidente da APAS, Pedro Celso, falou sobre o orgulho de presidir essa edição. “Estou muito honrado em ser o presidente da Feira APAS 2015, pois essa já é a maior edição da história do evento e só conseguimos esse feito graças ao trabalho realizado pelos meus antecessores. Em 2014 o faturamento do nosso setor foi de R$ 294 bilhões e só a cidade de São Paulo representa 24% desse total. Hoje, já estamos com mais de 680 expositores, isso é uma grande conquista para nós”, ressaltou.

O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, lembrou que a Feira APAS 2015 se destaca pela maturidade. “A cada edição crescemos mais e, atualmente, nosso evento é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo. Estamos aprendendo a defender nosso interesse e temos grandes aliados no Congresso Nacional. Esperamos continuar sempre em ascensão”, afirmou.

Feira APAS 2015 – A Feira APAS 2015 – 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados acontece entre os dias 04 e 07 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Neste ano, o evento será pautado pela temática “Produtividade – A Serviço do Consumidor”. Trata-se de uma prática que é cada vez mais utilizada em diversos segmentos para gerar resultados, com foco no melhor atendimento aos consumidores.

APAS 2015 – 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados
Exposição: de 04/05/2015 a 06/05/2015, das 14h às 22h; e 07/05/2015, das 14h às 20h.

Local: Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.226 associados, que somam mais de 2.907 lojas.

Ibiúna está presente na Feira APAS, através do Grupo Hentona, Ateliê do Sabor e Rosarial Alimentos.

Os empresários Luís Hentona, Bertrand Chambert-Loir e José Luis Silva foram unânimes em falar que é de extrema importância participar da Feira APAS para divulgar o lançamento de novos produtos como Verduras Higienizadas (Grupo Hentona), Carne Seca Desfiada (Rosarial) e Sanduiches de Mussarela de Búfala, Lombo Canadense e Rosbife (Ateliê do Sabor), tendo em vista que há uma estimativa de atrair 70 mil pessoas para a feira.

 

Presidente na Norac Bertrand Chambert-Loir e equipe

APAS apresenta pesquisa inédita sobre setor supermercadista e tendências do consumidor

Estudo concluiu que para diminuir gastos, brasileiro muda hábitos de consumo, define prioridades e reduz alimentação fora do lar

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apresentou nesta segunda-feira, 4 de maio, uma pesquisa inédita sobre o setor supermercadista, apontando as tendências do consumidor brasileiro em coletiva à imprensa, marcando o início das atividades da FEIRA APAS 2015 – 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, no Expo Center Norte, em São Paulo. O levantamento, realizado em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, foi divulgado em conjunto pelo presidente da APAS, Pedro Celso; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada; o diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Dinis Dias; o gerente de Economia e Pesquisa APAS, Rodrigo Mariano; o diretor da Nielsen, Olegário Araújo; e a diretora Comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.

Mesmo em um ano de dificuldades para a economia, a análise apontou que o setor de autos serviços faturou R$ 294,9 bilhões em 2014 em um universo de quase 84 mil lojas, o que representa um crescimento real de 1,8% em relação ao ano anterior e 5,3% do PIB brasileiro. O Estado de São Paulo teve um desempenho dentro da média nacional, o segmento faturou R$ 86,8 bilhões em 2014 com um crescimento nominal de 8,6%.

“Para 2015, esperamos um crescimento real de 2% já que a perspectiva para o segundo semestre será melhor”, prevê o presidente da Abras, Fernando Yamada.

A geração de empregos também teve uma leve retração. Em 2013, o setor tinha pouco mais de 518 mil empregos diretos e, em 2014, o número caiu para 215 mil. Para 2015, a perspectiva é que o desempenho se mantenha estável. É esperado um faturamento na ordem de R$ 321 bilhões e crescimento nominal de 9%, enquanto São Paulo deverá faturar R$ 94 bilhões com crescimento nominal de 8,5%.

“O setor supermercadista foi o único que demostrou um desempenho favorável não havendo desemprego mesmo em um cenário inflacionado”, analisa o gerente de Economia e Pesquisa APAS, Rodrigo Mariano. O presidente da APAS, Pedro Celso acrescenta: “Somos porta de entrada para o primeiro emprego”.

Mudanças nos hábitos do consumidor

A inflação continua a pautar o comportamento do consumidor, enquanto que as altas no custo da energia, o clima de seca e o dólar impactaram diretamente no custo de alguns produtos. “Dentro dos últimos 12 meses, tivemos um aumento de 7% no Índice de Preços do Supermercado (IPS)”, diz Rodrigo Mariano.

E para proteger seu poder de compra, o consumidor adota novos hábitos de consumo, tais como abrir mão de alguns gastos, como, por exemplo, comer fora de casa. Os números mostram que o custo de fazer uma refeição fora do lar subiu , neste sentido, pelo menos 13% dos consumidores afirmam diminuir gastos com isso. Mais de 1 milhão de lares deixaram de fazer refeições fora de casa. Outras atitudes também refletem o impacto da racionalização, uma vez que 64% dos brasileiros afirmam que ​diminuem o ​lazer fora de casa para economizar.

Segundo o diretor da Nielsen, Olegário Araújo, o desafio das famílias é preservar o bem-estar conquistado ao longo dos anos e, para evitar gastos, voltam a usar estratégias de períodos de preços altos, como compras do mês, quando levam mais itens, compatibilizando os gastos obrigatórios.

“As famílias estão diversificando os canais e comprando em mais locais, porém, tem diminuído suas ida ao ponto de venda (PDV). Aqueda da frequência foi de 9,5% e o reflexo direto disso é o aumento do ticket médio, que ficou 20,8% maior”, diz Olegário.

Com a queda de 4,7%, os lares reduziram, em média, nove visitas ao PDV nos últimos 5 anos, contabilizando mais de 350 milhões de visitas a menos. O consumidor está buscando cada vez mais alternativas para um preço mais atraente, com destaque para o nível socioeconômico alto, ou seja, as classes A e B têm sentido mais essas mudanças.

Consumo mais consciente

Entre os anos 2009 e 2010, com o aumento da renda, ascensão das classes e acesso facilitado ao crédito, os lares tiveram forte crescimento no consumo. Todavia, esse fenômeno se estabilizou nos anos seguintes por conta da inflação e endividamento. Segundo a Pesquisa, o bolso do brasileiro está apertado, 49% das famílias têm gasto acima da renda e, entre esses lares endividados, os básicos ganham maior proporção.

Mesmo com alguns preços mais altos, o carrinho do brasileiro não diminuiu. A prioridade, principalmente entre as classes médias e baixas, ainda é a mesa farta. O dado mais significativo disso é que 70% das ocasiões de compra são de abastecimento ou reposição.

“A prioridade do brasileiro, principalmente entre as classes médias e baixas, é ainda casa e comida. Para isso, há uma racionalização cada vez maior do consumo, abrindo mão de gastos com educação, animais cerimônias e festas, alimentação fora do lar e serviços pessoais”, afirma Christine Pereira, diretora Comercial da Kantar Worldpanel.

Saudáveis cada vez mais chegam à mesa

Nesse contexto, alimentos saudáveis se destacam e crescem acima da média. De acordo com os dados, 32% dos brasileiros afirmam que saúde e qualidade de vida são as maiores preocupações, com destaque para mercearia salgada, que tem um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.

Outra constatação que a Pesquisa observou foi que alimentos perecíveis e líquidos ganham importância na cesta do brasileiro frente a outros departamentos. A análise notou ainda um crescimento de 41% da importância de produtos de açougue e hortifrúti.

“Por outro lado, categorias como refrigerantes e açúcar vêm perdendo espaço para produtos mais saudáveis”, conta a diretora da Kantar Worldpanel.

Interior puxa o crescimento

O crescimento do setor supermercadista é puxado pelo interior. De acordo com Olegário Araújo, o horizonte de bons negócios está fora das grandes capitais, pois o segmento cresce duas vezes mais no interior do que nas grandes cidades. Para se ter uma ideia, 70% da demanda é atendida por supermercados. “O interior cresce mais porque estamos vivendo uma desconcentração da economia”.

Congresso

Data:​05 a 07 de maio

Hora:​8h30 às 14h;

Local: Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.226 associados, que somam mais de 2.907 lojas.

Gestão de relações com a mídia Associação Paulista dos Supermercados (APAS) – Approach Comunicação Integrada – 11 3846–5787

Assessoria Feira APAS 2015

Kátia Amorim – [email protected] – ramal 45

João Carlos Godoy – [email protected] – ramal 46

Robson Rodrigues – [email protected] – ramal 28

Assessoria Institucional APAS

Helyda Gomes – [email protected] – ramal 23

Daniela Bertoldo – [email protected] – ramal 18

 

Comments

comments