A política nacional e educação municipal
Professora Luiza
É fato de que nas últimas décadas, muitos países têm passado por significativas transformações referentes a políticas e práticas voltadas à educação. No Brasil, várias tentativas de inovação também foram apresentadas nesse mesmo período, nem todas com grande sucesso. Algumas dessas tentativas, como por exemplo a reforma da grade curricular do Ensino Médio, não impactam de maneira direta na educação de responsabilidade do município (Educação Infantil e Ensino Fundamental I), enquanto outras, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) objetivam nortear e influenciar de modo direto toda a educação brasileira. A BNCC, nesse contexto, nada mais é que um documento que normatiza todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Alguns municípios vizinhos já deram início ao estudo desta base e adaptação de seus atuais currículos educacionais. Tal ação já deveria estar em andamento em nosso município também, tendo em vista que todo esse estudo requer tempo e a participação dos professores municipais.
É muito importante que a definição de um novo currículo se dê com a participação de um número significativo – senão total – dos principais atores que fazem a educação acontecer: os professores. Na maioria das vezes, nós professores somos representados por uma minoria nesses estudos, isso quando não recebemos documentos prontos aos quais nos cabe apenas aplicar, sem termos a oportunidade de opinar a respeito. A BNCC é considerado o maior documento participativo já construído no Brasil; logo, pela sua própria essência de construção, sugere a participação. Para que essa proposta dê bons resultados devemos percorrer corretamente etapas e organizações. Por hora, apenas esperamos.