Colunistas

A Importância da Literatura Infantil

Professora Luiza

De acordo com Cláudia Buzzette Calais (Diretora Executiva da Fundação Bunge), “livros não servem apenas para formar leitores e sim para formar gente, gente de verdade”. Quando li essa frase pela primeira vez, muito embora como professora do Ensino Fundamental I conheça e reconheça toda a importância da leitura no processo de formação da criança como ser crítico e pensante, me pus a refletir o que viria a ser esse formar gente de verdade. Foi então que me aprofundando mais no tema pude encontrar definições, não tão técnicas ou elaboradas, mas que puderam modelar o ser gente de verdade. Quando oferecemos às nossas crianças a oportunidade de desfrutar dos momentos de leitura estamos dando a elas a chance de ampliar seus horizontes, pois a leitura impulsiona a criatividade e estimula a liberdade de pensamento.
Nesse contexto, o livro torna-se então um portal capaz de transportar cada criança, com todas as suas particularidades, sempre para novas aventuras, novas descobertas; a medida que a criança descobre o mundo a sua volta descobre um pouco mais de si e de como pode enfrentar ou superar os revezes da vida. Passa a relacionar-se melhor pois através de suas aventuras literárias aprende a aceitar com otimismo o outro e suas diferenças. E é dessa forma que os livros têm essa capacidade, a de formar gente de verdade, gente que aprende de forma prazerosa que chorar, sorrir, sentir medo e até lutar são para os heróis, personagens das nossas histórias, e para todos nós.

NOTA: A Fundação Bungue é um programa de voluntariado corporativo da Bungue Brasil que tem por objetivo estimular a leitura em escolas e espaços comunitários, visando contribuir para a formação de cidadãos pensantes.

Comments

comments