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A educação merece respeito

Há muitos anos que uma das grandes lutas da Educação no Brasil tem sido contra as salas de aula multiseriadas. Consideradas pela maioria dos profissionais da Educação como uma falta de respeito com os direitos de aprendizagem dos alunos, essas salas causam defasagens muitas vezes irreversíveis, principalmente nas séries inicias do ciclo de alfabetização. Atualmente, professores alfabetizadores participam de uma formação continuada para aperfeiçoarem suas metodologias e práticas em sala de aula. Trata-se do PNAIC (Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa). Mas como atingir essa meta com salas multiseriadas? Como atender demandas tão diferentes numa mesma sala de aula?

Por sua natureza humana, nunca teremos uma sala de aula homogênea. Cada aluno traz consigo suas particularidades que precisam ser respeitadas, mas quando falamos de uma sala de aula regular, todos os alunos têm algo em comum: os direitos de aprendizagem específicos daquela série/ano. Ora, se visamos objetivos específicos, precisamos também de turmas específicas. Muito mais importante que o número de escolas funcionando é a qualidade da educação a ser oferecida aos alunos.

De maneira alguma desmereço o trabalho dos professores de salas multiseriadas. Eu mesma vivo essa realidade, e justamente por conhecer as falhas que inevitavelmente ocorrem, posiciono-me de modo a pedir uma educação que vise mais os alunos e menos os números que eles representam. Voltar a ter escolas com salas multiseriadas será um grande retrocesso para o município, tanto para a qualidade do ensino público como para a administração das verbas direcionadas às escolas, que poderiam ser mais bem investidas.

Luiza Alves

 

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